quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Naan Bread


O naan bread é muito comum e apreciado na India: um pao levedado e espalmado de rico sabor e textura macia. Tradicionalmente é acompanhado de um curry (caril indiano).


Ingredientes:
  • 1 c. de chá de fermento em pó de padeiro
  • 1 c. de chá de acúcar mascavado
  • 200 g de farinha de trigo
  • ¼ c. de chá de sal
  • ½ c. de chá de fermento Royal 
  • 1 c. de sopa de óleo vegetal
  • 2 c. de sopa de iogurte natural
  • 2 c. de sopa de leite

1. Misture o fermento com uma colher de sopa de água quente numa tigela pequena. Adicione a colher de acúcar mascavado á mistura de fermento. Coloque a tigela num lugar quente por 5 minutos até que o fermento exiba uma espuma ao de cima.

2. Entretanto, prepare a massa. Numa bacia coloque a farinha, o sal e o fermento Royal. Misture bem. Junte o óleo, o iogurte, o leite e a mistura de fermento de padeiro. Misture tudo com uma colher. 

3. Amasse usando as nós dos dedos e vá embrulhando a massa. Continue amassando por 5-6 minutos até que a massa se apresente lisa e agregada numa bola grande. 

4. Humedeca um pano de cozinha e use-o para cobrir a bacia. Reserve num lugar aquecido/quente para que a massa levede por 10-15 minutos.

5. Pré-aqueca o forno a 140 graus.

6. Quando a massa estiver leveda (esponjosa e elástica). Polvilhe uma superficie com farinha. Divida a massa em 4 partes iguais e forme 4 bolinhas. Com um rolo de massa alise as bolas de massa de maneira oval com a grossura de um centimetro, tendo o cuidado para que nao fiquem demasiado finos.

7. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir a forno e coloque a massa em cima. Leve ao forno por 15 minutos até se apresentarem dourados e macios. Sirva quente acompanhado com caril.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bolinhos Rápidos


 A minha versao desta receita parece-se mais com queques, mas estes bolinhos podem ser assados numa simples folha de papel vegetal. 'Optimos para o café da manha ou da tarde...

Ingredientes:
¬ 1 chávena de chá de manteiga amolecida
¬ 1/2 cháveena de chá de acúcar 
¬ raspa de 1 limao
¬ 2 ovos
¬1 chávena de chá de farinha com fermento


Ligue o forno a 180graus. Corte quadradinhos de papel vegetal (ou use forminhas de queque) e reserve. Numa taca, junte a manteiga amolecida e o acúcar, mexa bem. Aromatize com a raspa de limao e junte os ovos, misture bem. Acrescente a farinha com fermento e mexa novamente.

Forre formas de queijadas com os quadrados de papel vegetal e com uma pequena colher-concha ou um funil distribua a massa.

Leve ao forno a cozer durante cerca de 10minutos. Depois de cozidos, retire-os do forno e das formas. Deixe arrefecer sobre uma grelha de aluminio/metal.



 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rhubarb Crumble



Crumble de ruibarbo é um clássico da cozinha inglesa muito apreciado e fácil de fazer. Podem se adicionar macas, passas, amendoas ou outros frutos secos consoante o gosto.


Ingredientes:

- 10 rebentos/paus de ruibarbo (usei apenas 6)
- 4 colheres de sopa de água
- 8 colheres de sopa de acúcar refinado
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 110gr de manteiga amolecida
- 110gr de acúcar mascavado
- 180-200gr de farinha de trigo


Modo de preparo:

1. Pré-aqueca o forno a 180 graus.
2. Corte os rebentos ruibarbo em pedacos e coloque-os num tabuleiro de ir ao forno, salpique com a água e o acúcar refinado e leve ao forno por 10minutos.
3. Uma vez bem cozido, retiro do forno e polvilhe com a canela e esmage o ruibarbo misturando-o.
4. ‘A parte envolva a manteiga na farinha com o acúcar mascavado para fazer a cobertura do crumble. Verta sobre o ruibarbo e leve ao forno por 35-45minutos até estar com uma cor douradinha e o recheio a borbulhar dos lados.
5. Deixe arrefecer um pouco e sirva com nata batida.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Em Leiria e Batalha

Num dia chuvoso com vista para o castelo...



E cinzento sob o grandioso Mosteiro...




O que ajudou mesmo foi o delicioso Mil Folhas de Café, numa pastelaria em Leiria:



hummm... simply the best.