segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Massada de Ameijoas


O frio aperta e só apetece um chá quente com biscoitos. Para o jantar trago-vos hoje esta receita que tinha preparado há 2 meses atrás e que cozinho algumas vezes pela sua rapidez e riqueza palativa.

Precisará de:

- 300g de miolo de ameijoa
- 2 dentes de alho
- 1 c. de sopa de manteiga
- 1 cebola grande
- 4 c. de sopa de polpa de tomate
- 2 dl de natas (porque nao usar leite de coco como alternativa)
- 1 c. de sopa de coentros frescos picados
- 300g de massa (macarrao, esparguete, fusili)
- sal e pimenta q.b.



Comece por descascar a cebola e os alhos, pique-os e refogue-os na manteiga. Junte-lhes o miolo de ameijoa e salteie por alguns minutos.
Acrescente a polpa de tomate e as natas (ou o leite de coco), tempere com sal, pimenta e adicione os coentros. Deixe ferver durante 5minutos.
Coza a massa em água e sal e uma vez cozida envolva-lhe o preparado de ameijoas, deixe apurar. Sirva de imediato.

=)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Experiencia real - tumor no pancreas


Desde algum tempo que nao escrevo na Casa Na Arvore e isso deve-se 'a noticia que a minha mae que completou este ano 60 fabulosos aninhos me deu no passado mes de Setembro sobre o diagnóstico de um tumor no pancreas. Quando ela me contou sobre o que tinha nao fiquei muito alarmada porque, pensei que seria mais uma daquelas gorduras/cistos que se desenvolvem no corpo e podem facilmente ser removidos com ou sem intervencao cirurgica.


Quem me conhece bem sabe que sou uma pessoa que precisa ir ao fundo das questoes especialmente se alguém que me é próximo tem um problema de saúde. Assim que comeco a pesquisar na net - talvez como alguns de voces que leem este blogue - pela expressao "tumor no pancreas" os resultados sao apenas "cancro do pancreas", comeco a ficar muito nervosa. Leio as páginas da wikipedia, de sites de medicina e todos eles referem que a maioria dos tumores sao na cabeca do pancreas, sendo que no corpo e cauda do pancreas apenas 11% dos casos.


Tudo isto faz a minha mente fervilhar e o meu coracao tremer diante da possibilidade, segundo esses sites, da minha mae ter na melhor das hipoteses 5 anos de vida!!!! "Cai-me tudo ao chao" e nessa noite nao consigo dormir senao pensar e chorar por saber que tao de repente a minha querida mae se ve confrontada com este gigante imbativel.


Muitos dos sites referem que de facto nao é feita maior pesquisa e desenvolvimento neste tipo de cancro porque os pacientes que sao diagnosticados com o cancro já se encontram em fase tardia e por isso já há pouco a fazer. De notar que apenas em raros casos é possivel a intervencao cirurgica.


Antes da minha mae me contar sobre a condicao dela ela ja se tinha queixado que tinha ido ao médico e possivelmente era algo que se passava nos rins. O único sintoma que a fez recorrer ao médico foi a necessidade constante de urinar. Ela nao estava com cor amarela, nao sentia dores abdominais como alegam os sites que visitei sobre o cancro. Eu tinha que ir mais fundo na questao para saber realmente qual era o caso da minha mae. Nao me recordo de nessa altura ter lido sequer um site que desse a possibilidade de tumores benignos e quais seriam as caracteristicas.


Entao o meu E. diz-me que preciso ter o TC abdominal que a minha mae fez e te-lo digitalizado. A minha mae nem sequer tinha aberto aquele envelope, ela nao queria saber o que tinha lá contido, aqueles que passam por uma situacao similar podem entender isto. Eu vejo e leio a análise descritiva do TC e procuro por termos chave técnicos que me possam ajudar a perceber mais a fundo o que é este tumor. As palavras "cistadenoma seroso e/ou mucinoso" ficaram na minha mente e acho que vao ficar durante um bom tempo. Por pesquisar estas palavras comeco a ter resultados de tumor benigno e de facto o cistadenoma é basicamente um "cisto" (cyst+adenoma) que é benigno mas pode ter tendencia a malignizar se nao for removido para análise. Ao ser analisado poderemos saber se o tumor já era canceroso ou nao. Por outro lado, um adenocarcinoma já se trata de um tumor maligno. Outro facto importante é que o tumor está na cauda do pancreas lugar este que é mais fácil de se operar.


Para saber mais enviei emails para vários médicos especialistas em gastrenterologia através de contactos em jornais da especialidade onde eram publicados estudos com casos de pacientes. Li e reli várias vezes estes estudos e de certo modo eles reconfortavam-me, porque sao casos reais que relatam objectivamente os tumores, nao fazem deles algo incurável. Até mesmo num desses estudos aparecia o caso de uma senhora diagnosticada com cancro no pancreas que foi submetida a quimioterapia e surpreendentemente ela recuperou! Os próprios médicos ficaram fascinados com a situacao dela.


Em vários estudos encontrei casos de pacientes submetidos a intervencao cirúrgica com sucesso. Encontrei também o estudo do dr. Marcel Autran, um cirurgiao especialista em laparoscopia do pancreas que me ajudou muito. Este cirurgiao opera numa clinica em Sao Paulo, Brasil usando um procedimento bastante avancado como é a laparoscopia que através de um pequeno corte de 2cm se pode remover o tumor. Este procedimento nao é ainda commumente feito em Portugal e neste ponto devo sublinhar que o Brasil está bem avancado por disponibilizar este método muito mais simples para o paciente que nao perde tanto sangue, tem um tempo de recuperacao muito menor e claro menos dores.
No entretanto falei por telefone com um médico especialista em gastrenterologia do hospital de Coimbra que com toda paciencia e interesse pelo caso da minha mae me explicou mais sobre o tema e confirmou que de facto em Portugal a laparoscopira cirúrgica do pancreas nao é ainda realizada.


Este e outros médicos especialistas na matéria acalmaram a minha ansiedade por me assegurar que neste quadro clinico a minha mae iria ficar bem porque o tumor era benigno e isso ajudou-me a dar forcas a ela. Apoiar a pessoa com o tumor é muito importante, lembrem-se que a psicologia ajuda muito e o positivismo pode afastar o pior.
Nunca comparem casos de outros com o da pessoa em causa porque cada caso é um caso e várias pessoas assustaram a minha mae com relatos de outros pacientes que nada tinham a ver.


Pouco antes da operacao a minha mae já estava desesperada e nao queria fazer a operacao mas, conseguiu vencer o medo e no passado mes de Outubro o tumor foi retirado. De salientar que o tumor tinha 6cm e a intervencao foi feita com um "grande corte" (uns 15cm) na zona abdominal selada com pontos e agrafos. O facto do tumor ter este tamanho levava-me a crer que ainda nao se tinha tornado maligno porque se o fosse com aquela dimensao a minha mae já nao teria hipoteses de sobreviver.


Ainda antes de ver pude falar com o cirurgiao que a operou e me informou que a operacao foi bem sucedida mas o tumor ia para análise para ter a certeza se era benigno ou maligno, também nao houve transfusoes de sangue o que é positivo e a operacao levou cerca de 2h.
Quando a fui ver ao hospital ela tinha perdido muito peso (emagreceu 13kg! desde que soube do problema, ninguem tem vontade de comer com a perspectiva de ter um cancro) e branca mas animada. Dois dias depois da saida do hospital fomos ao centro de saude para fazer o penso e foi ai a primeira vez que vi a cicatriz. Nao pensei que fosse tao grande. O enfermeiro tirou os restantes pontos e agrafos e viu se o nivel de acucar no sangue estava elevado. Durante 5meses ela nao pode pegar em pesos porque como sabem toda a zona abdominal terá de se recompor.

Após a consulta com o operador ele confirmou-nos que o tumor era realmente benigno e uma vez que o pancreas continua a produzir insulina nao é preciso continuar a monitorizar os diabetes. Só tenho a dizer que grande alivio!

Quero agradecer do fundo a todas as pessoas que me ajudaram e me deram informacoes práticas sobre tumores no pancreas e desejar a maior coragem e forca para todos aqueles que se depararem com uma situacao destas, nao desesperem lembrem-se de que mesmo a quimioterapia pode curar. O meu conselho para a prevencao é facam exames, queixem-se se sentem algo que nao é normal porque o diagnóstico atempado salva vidas e nos tempos em que vivemos o cancro e os tumores sao uma realidade cada vez mais constante que se combate eficazmente se for encontrada a tempo.

A todos boa saúde!