quarta-feira, 2 de julho de 2008

Paris, France - parte II

E agora caros amigos, mais uma paragem no livro das memórias... em Paris. E como tal, aqui está o postal de entrada nesta enérgica cidade:


Além da Eurodisney é tempo de visitar o Museu do Louvre, algo que eu nunca antes tinha feito embora, ja tivesse estado em Paris por várias vezes. De facto, é uma visita que recomendo e nada cara, porque cada bilhete de adulto custa €9 e os estudantes nao pagam bilhete! Adicionalmente temos oportunidade de ver obras de arte mundialmente famosas como esta escultura que aparece em todos os livros de História:


Vénus de Milo


Passando pelo periodo egipcio que para mim é dos mais interessantes. Sempre foi a minha matéria favorita a História: civilizacao egipcia pela cultura deles tao esteticamente criada, veja-se as múmias que eles embalsamaram e ainda hoje resistem perfeitas como se o tempo nao passasse por elas. Todos os objectos da vida diária desde joalharia, artesanato: bancos e caixinhas de madeira; mesas de jogos variados, carrinhos de brincar; roupas, etc me fascinam. Inclusivamente, encontramos uma régua do ministro das Financas do rei Tutancamon! Imagine-se! Nao há dúvida que de todas as civilizacoes os egipcios foram os mais estéticos e dos mais inteligentes pois fazem parte das civilizacoes mais antigas.

E aqui fica directamente do Louvre, a imagem de gatos embalsamados da exposicao egipcia:

(é isso mesmo leram bem, sao realmente cadáveres de gatos que estao dentro do sarcófago em forma de gato!)


E como nao podia deixar de ser, uma obra que dispensa apresentacoes, conhecida mundialmente pelo seu mistério, ninguém sabe se ri ou chora, a famosa Gioconda por Leonardo Da Vinci:

Digamos que esperava mais desta obra, trata-se de um quadro relativamente pequeno, de cores pouco nitidas que camuflam a imagem da figura dando a sensacao que a pessoa retratada surge tenuamente destas cores mal definidas. Assim as condicoes para a indignacao quanto a se ri ou esta triste estao plenamente conseguidas, podendo até mesmo dizer-se que nao se consegue definir se a figura representada é feminina ou masculina embora se diga commumente que é uma mulher...

O Louvre é um museu enorme que se divide em várias exibicoes, com 3 niveis sendo que nos pisos mais baixos encontramos a civilizacao grega, egipcia, babilonica, romana, pintores e esculptores franceses. Seguem-se as obras de arte de pintores italianos, espanhois, franceses, holandeses e alemaes.

Bem, esperemos que lhes tenha agradado esta mini-viagem no tempo e na Historia da Arte. =)

3 comentários:

Elvira disse...

Acho sempre engraçados os relatórios sobre Paris, pois tenho 39 anos e vivi lá a primeira parte da minha vida... durante 30 anos!!

Ainda lá estive a passar uns dias há uma semana atrás e tudo me parece lá tão familiar e normal... Nada exótico nem fantástico... Gostaria de poder ser uma simples turista em Paris para apreciar de verdade, mas nunca o serei... ;-)

Beijinhos.

Anocas disse...

Querida Elvira,

Achei muito querido o teu comentário. Também vivi em Paris uns meses para fazer um estágio. De facto, a comunidade portuguesa torna a vida dos portugueses que la vivem bastante perto de Portugal e ha de tudo o que ha em Portugal...

Ja nao vejo Paris de um modo tao turista, mas é verdade que quando lá vou é mesmo como turista, para passear e ter tempo de visitar todos os museus e atraccoes que quando la estive nao tive oportunidade de visitar exactamente pela falta de tempo...

Gostei bastante da minha experiencia de vida nessa cidade: apanhar o metro todos os dias até o centro de Paris, a confusao das horas de ponta, as senhoras que se maquilham nas paragens de autocarros, concerto de Phill Collins (aquele que foi gravado em Paris ha uns 4 anos atras) as boulangeries e os cafes... Desta vez até encontramos um sr. alentejano de Evora numa creperia! Muito simpatico!

O que nao gostava era da poluicao, o nariz empinado de alguns franceses(as) e estar longe da minha linda familia... =)

Beijinhos

Tia Gioconda disse...

Muito grata por ter uma foto minha aqui neste blog ;)