segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tarte de Amêndoa

Meus querido(a)s hoje venho publicar a receita da tarte que mais gosto de fazer, porque a cada vez que a apresento todos a elogiam!

E' super simples de fazer e deliciosa, bem tipica das pastelarias portuguesas! Garanto-vos que a partir da primeira vez que a fizerem concerteza vao ficar viciados porque é excelente! Fica com um saborzinho amendoado, doce, fofo, caramelizado-estaladico.

Esta receita já é das primicias da minha cozinha e foi retirada de uma revista Maria que já nem tenho registo da edicao. Tenho a certeza que vao adorar! Com um bom cafézinho ou chá, hummm nao há nada melhor!



- 5 ovos
- 250g de açúcar
- 250g de manteiga
- 150g de farinha
- 50g de mel
- 1dl de leite
- 170g de amêndoa laminada

Ligue o forno a 180graus e unte uma tarteira com manteiga. De seguida, bata as gemas com 150g de açúcar até esbranquiçar. Incorpore-lhes depois 150g de manteiga derretida, em fio e mexendo sempre.

'A parte, levante as claras em castelo e envolva-as na massa anterior, em alternado com a farinha peneirada. Verta para a forma e decore com mel. Leve ao forno por cerca de 25 minutos.

Entretanto, leve o leite ao lume, juntamente com os restantes açúcar e manteiga. Quando ferver, envolva-lhes a amêndoa laminada. Ferva e verta sobre a tarte. Leve de novo ao forno, até alourar Desenforme e sirva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, obrigada, obrigada....
esta é a minha tarte preferida e tambem tirei a receita da Maria e infelizmente perdi a minha receita e a Anocas tem aqui publicada... ui tão bom, estou tão contente :-)
Uma dica, eu custumo acrescentar 1 colher de sopa de caramelo liquido no preparado da amendoa laminada e polvilhar com um pouco de açucar quando vai alourar ao forno.
Experimente fica mais crocante é delicioso.
Mais uma vez obrigada
~Beijokinhas

Carla

Bunny disse...

Querida Carla,

Fico feliz por ter (re-)encontrado a receita. Boa ideia a do caramelo, vou experimentar.
beijinhos =)