segunda-feira, 27 de abril de 2009

Torta de Laranja e Côco

Nestes tempos de preocupacao com a crise financeira e de saúde em que vivemos com a mais recente swine flu trago-vos algo animador. 100% vegetariana, a partir de ingredientes deliciosos como a laranja, a baunilha e o côco, esta torta vai agradar a qualquer paladar.


Achei bastante estranho que nao se veem muitas receitas de tortas na blogosfera, podia até dizer-se que as tortas passaram de moda.... Ainda me lembro de ver a minha mae enrolar a torta quentinha e cheirosa num acucarado pano de cozinha os quadradinhos. Esses eram belos tempos!!!

Aqui fica a minha primeira torta, que na verdade saiu um pouco torta mas ainda assim muito saborosa.


Ingredientes:
- manteiga para untar q.b.
- 200 g de açúcar
- 6 ovos
- 1 c. sopa de extracto de baunilha
- 5 c. sopa de coco ralado
- 1 c. sopa de maisena
- 2 dl de sumo de laranja
- açúcar em pó

Ligue o forno a 200 °C. Pincele um tabuleiro para tortas de 25x40 cm com manteiga, forre com papel vegetal e volte a pincelar.

Bata o açúcar com os ovos com uma vara de arames. Adicione o côco e o extracto de baunilha e misture bem. Esprema as laranjas e dissolva a maisena no sumo misturando bem. Junte ao preparado anterior. Verta a massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Desenforme sobre uma folha de papel vegetal ou um pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó e enrole com a ajuda do papel/pano, apertando bem. Deixe arrefecer.

E no seu estado já avancado de degustacao... =)



7 comentários:

Martuxa disse...

Eu quase nunca me aventuro a fazer tortas, porque saem sempre tortas! Não tenho habilidade nenhuma para as enrolar :) Mas esta ficou bem bonita, e com esses ingredientes deve ser uma delícia.

anna disse...

No meu caso não é por terem passado de moda, é mesmo pela falta de jeito para as enrolar...
Ontem mesmo esborrachei uma, por ter retirado do forno antes do tempo.
Beijinho.

Mazé disse...

Hummmm deliciosa!!!

Fátima disse...

Bom, aqui no brasil, essa torta é conhecida como rocambole, eu nunca me aventurei a fazer, com medo de não saber enrolar, mais com essa sua receita eu vou tentar!

Edilia disse...

esta torta de ser maravilhosa e ainda com laranja uma dupla perfeita.
Edilia

Rico disse...

então não é torta.. não podia ter saído direita hehe, o que interessa e o sabor e olha aparenta ter um 10 :) xx

Unknown disse...

Anocas que delícia! Ah aqui se chama "rocambole" porque é enrlado. Eu também sou curiosa para saber como fazemos bem direitinho para ficar certo e não se rachar e ficar firme! Tá muito tentadora essa sua torta.
Beijos