quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lost: Flight AF447




Desde sempre fui fascinada por avioes! Considero-os objectos (quase) perfeitos de engenharia mecanica, criados por homens imperfeitos. Já paguei para entrar numa sala de observacao das descolagens e aterragens de avioes e é algo que ficaria horas a ver!


A primeira vez que viajei de aviao foi com a Lufthansa num voo de cerca de 4horas para a Alemanha! A minha melhor experiencia aérea de sempre! Amei cada segundo. Nao senti nada, nem tremores, nem pocos de ar! Era melhor do que qualquer outro tipo de transporte que alguma vez tenha experimentado.


Com o passar do tempo, as viagens foram-se acumulando e o medo de voar também! Com o histórico de viagens a aumentar as probabilidades de algo suceder também aumentam, certo?!


Apesar de tudo isso sempre tive vontade de viajar e gosto bastante de o fazer seja para onde for.


No entanto, recentemente nao posso ficar indiferente ao que assisto na midia. E tem sido como bola de neve sobre acidentes aéreos. No Verao de 2008 foi o McDonnell Douglas MD-82 da Spanair, depois em Fevereiro 2009 perto de Amesterdao o Boeing 737-800 da Turkish Airlines e agora com a reputada Air France. E infelizmente, todos estes com um número muito elevado de fatalidades.


Dá-me a sensacao que com o maior progresso da tecnologia há algo que falta, seja falta de atencao dos pilotos, aeronaves demasiado automatizadas/electronicas,... excesso de confianca eu diria. Os homens foram capazes de colocar alguém na lua (!) e manter comunicacoes activas no entanto, deixam todo e qualquer aviao que passe naquela zona do Atlantico literalmente offline??!! Nao sabia deste facto e deve haver muitas as pessoas que nao o sabem também.


Desde muito cedo que Sarkozy veio afirmar que "nao existiriam sobreviventes"??!!! Nao é suposto assumirmos que Há sobreviventes até ao momento em que se verifica o contrário??! Será que o presidente de origem judia tinha andado a espreitar nos satélites de espionagem americana para poder vir publicamente afirmar tal coisa? Sim, porque nao me venham dizer que ninguém viu nem ouviu nada! Se se pode ouvir o espaco como é possivel nao ouvir o que se passa no Atlantico tendo 2 continentes a servir de fronteira??? Porque nao comecaram as buscas assim que se soube do desaparecimento? Porque é que a AF ficou á "espera" que o 447 milagrosamente aterrasse em CDG??? Porque nao agiram? Alguém pode explicar?!


Esta história tem contornos tao misteriosos como afirmar que o aviao desapareceu misteriosamente! Se uma aeronave tem capacidade para sacudir um relampago e se os pilotos sabiam do mau tempo que se aproximava porque motivo nao disseram um "ai" que fosse? Se a falha era eléctrica será que isso também afectou os meios de comunicacao do aviao? Nao é um rádio algo independente de sistemas eléctricos?


Nao é normal, nao encaixa. Há bastante mais por dizer e por explicar.


Fiquei com imensa tristeza por todos aqueles que sofreram ao ver suas vidas ser levadas pela tragédia.

2 comentários:

Martuxa disse...

Há uma outra coisa que me choca imenso nestas situações..é o explorar a tragédia por parte da comunicação social. São as reportagens sobre a vida de X e de Y, passadas incessantemente. Além de ser uma falta de respeito para com os familiares, ver a toda a hora reportagens sobre os seus entes queridos que morreram, são também uma forma "barata" e fácil de atrair audiências.
Sinto uma grande tristeza por ver famílias destroçadas, vidas perdidas num ápice, e sem qualquer justificação plausível. Também sinto que houve qualquer coisa mal explicada. Esperemos que neste caso as investigações tragam alguma justificação.

Adriana disse...

Desencarne conjunto,resgataram .Cumpriram uma jornada!