segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Doces da 'Epoca: Azevias de Batata Doce

 
As minhas primeiras azevias.

Na minha regiao as azevias sao quase desconhecidas, sendo reis os coscoroes, o bolo-rei e rainha, as filhoses, entre outros doces. A minha vontade de fazer este doce surgiu quando a minha amiga do Algarve me disse que ia comer "trutas" por esta época e como aquilo era um manjar divino! Ora as "trutas" que ela se referia nao sao os peixinhos do rio (como alguns possam pensar) mas sim estes doces da foto que também sao conhecidas como empanadilhas (igualmente muito apreciadas pelos nossos vizinhos espanhóis). Sei que no norte de Portugal este doce é também confeccionado e a sua forma mais conhecida sao as azevias de grao, as quais nunca provei mas me pareceram ser um pouco "pesadas" (frito+grao+acucar=muita caloria). Por outro lado, as de batata doce pareceram-me ideais e de facto, a mistura da batata doce com a canela e os sumos e raspa dos citrinos confere-lhes um sabor refrescante delicioso aliado 'a ternura da massa.



Para confeccionar a massa para cerca de 40 azevias (depende da grossura que prefere a massa, nao deve ficar muito fina para que nao se parta nem muito grossa) precisa de:

- 700gr. de farinha com fermento
- 100gr. de banha
- 50gr. de manteiga
- 1 pitada de sal
- sumo de 3 laranjas
- 1c. (sopa) de canela em pó
- 1c. (chá) de fermento em pó
- 1 cálice de aguardente
- água tépida q.b.


Para o recheio de batata doce precisa de:

- 1,5kg de batata doce
- 450gr de acúcar refinado (fino)
- raspas e sumo de 1 limão
- raspas de 1 laranja
- 2c. (sopa) de canela em pó


Comece por preparar o recheio. Pode faze-lo na véspera se preferir e este recheio tem o conveniente de se poder congelar caso sobre. Lave as batatas e coza-as com a pele, assim será mais fácil fazer o puré porque a casca sairá muito facilmente. Uma vez bem cozidas tire-lhes a pele e esmage até ficar em puré. Num tacho adicione o acúcar, a canela, as raspas dos citrinos e o sumo do limao. Leve a cozer em lume brando, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer.

Para fazer a massa misture a farinha, o fermento e a canela. Numa tigela leve a manteiga e a banha a derreter no microondas e adicione-as á massa junto com a pitada de sal. Amasse até ficar areada e ai adicione o sumo de laranja e a aguardente. 'A medida que for amassando vá juntando a água morna aos poucos de modo que a massa nao fique mole nem dura. Só estará pronta quando se apresentar lisa, elástica  e uniforme numa grande bola. Cubra com pelicula aderente e um pano de cozinha e deixe levedar por no minimo 1hora.

Finalmente, depois de leveda a massa estenda-a sobre a bancada e com o rolo espalme bem até ficar fina o suficiente. Corte circulos de 10cm de diametro e com uma colher de sopa coloque o recheio no meio, dobre e feche certificando-se que a massa fica bem colada (tenha uma tigela com agua fria e passe o dedo molhado na borda da meia lua para fechar bem). Depois de ter feito todas as azevias frite em óleo bem quente. Uma vez fritas passe por acúcar e canela.

Deliciosas com um chá de cidreira bem quente! Duram uma semana sem problema pelo facto de nao levarem ovos. =)

E aqui está o aspecto do interior das azevias:




Bom apetite! Experimentem que é bem fácil, mas verdade se diga, é trabalhoso. =) Amei a experiencia assim como toda a gente com quem as reparti e para o ano vou fazer mais.


2 comentários:

Isabel disse...

Olá,
descobri o teu blog por acaso e vou voltar mais vezes.
Bjos.

Unknown disse...

Olá! Desde já obrigada pela visita ao meu bloque. Olha, adorei o teu espaço, muitos docinhos e coisas que adoro!:-) vou voltar muitas vezes. Beijos do alentejo:-)