domingo, 29 de agosto de 2010

Scones


Scones sao um tipo de pao rápido, sao simples, rápidos e versáteis. Deliciosos ao pequeno almoco ou como coffee-break.


 


- 350g de farinha com fermento
- 1/4 colher chá de fermento em pó
- 85g de manteiga
- 3 colheres de sopa de acúcar refinado
- 175ml de leite
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- sumo de limao
- 1 ovo batido para pincelar


Ligue o forno a 200 graus. Numa taca junte a farinha, o sal e o fermento em pó e mexa tudo. Derreta a manteiga por algum tempo até estar bem macia e adicione á mistura da farinha. Trabalhe com uma vara de arames até que o preparado se assemelhe a pao ralado. Adicione entao o acúcar.

Aqueca o leite no microondas por cerca de 30minutos até estar quente mas nao a ferver (costumo usar um jarro medidor como recipiente). Acrescente depois a baunilha e o sumo de limao. Entretanto forre uma forma rectangular com papel vegetal/manteiga que seja anti-aderente. 

No preparado da farinha faca um buraco e vá adicionando a mistura do leite e agora com alguma rapidez combine os dois. Polvilhe uma superficie de trabalho com farinha, verta a massa e dobre-a/amasse 2-3 vezes até que fique um pouco mais macia. Tem de ser rápido(a) porque como dissemos no inicio, este é um tipo de pao rápido que nao se quer muito amassado.

Agora irá precisar de um cortador de scones como estes:











Para fazer assim:




Poderá ainda adicionar algumas passas á massa e rapidamente envolve-las que dá um gostinho diferente. Outras opcoes sao amendoa laminada, canela, etc. 
Agora, com um rolo de massa aplane um pouco a massa como na imagem acima e com o cortador de 5cm vá cortando vários scones e coloque sobre o tabuleiro. Pincele com o ovo batido. 




Leve ao forno por 10minutos. Verifique se depois desse tempo nao estiverem cozidos e crescidinhos deixe estar por mais 5minutos até obterem a cor douradinha da imagem acima.

Sirva com compota de morango e creme maturado (clotted cream). 



2 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Acreditas que nunca provei um sequer, apesar de tantas vezes passar frente ao Starbucks onde sempre ha uns, ali a olhar para nos? um dia, um dia ;)

AvoGi disse...

ai o que eu vim descobrir aqui. adoro scones maS adoro mesmo não estou a dizer isto só para ser simpática, acredita. kis:)