quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Naan Bread


O naan bread é muito comum e apreciado na India: um pao levedado e espalmado de rico sabor e textura macia. Tradicionalmente é acompanhado de um curry (caril indiano).


Ingredientes:
  • 1 c. de chá de fermento em pó de padeiro
  • 1 c. de chá de acúcar mascavado
  • 200 g de farinha de trigo
  • ¼ c. de chá de sal
  • ½ c. de chá de fermento Royal 
  • 1 c. de sopa de óleo vegetal
  • 2 c. de sopa de iogurte natural
  • 2 c. de sopa de leite

1. Misture o fermento com uma colher de sopa de água quente numa tigela pequena. Adicione a colher de acúcar mascavado á mistura de fermento. Coloque a tigela num lugar quente por 5 minutos até que o fermento exiba uma espuma ao de cima.

2. Entretanto, prepare a massa. Numa bacia coloque a farinha, o sal e o fermento Royal. Misture bem. Junte o óleo, o iogurte, o leite e a mistura de fermento de padeiro. Misture tudo com uma colher. 

3. Amasse usando as nós dos dedos e vá embrulhando a massa. Continue amassando por 5-6 minutos até que a massa se apresente lisa e agregada numa bola grande. 

4. Humedeca um pano de cozinha e use-o para cobrir a bacia. Reserve num lugar aquecido/quente para que a massa levede por 10-15 minutos.

5. Pré-aqueca o forno a 140 graus.

6. Quando a massa estiver leveda (esponjosa e elástica). Polvilhe uma superficie com farinha. Divida a massa em 4 partes iguais e forme 4 bolinhas. Com um rolo de massa alise as bolas de massa de maneira oval com a grossura de um centimetro, tendo o cuidado para que nao fiquem demasiado finos.

7. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir a forno e coloque a massa em cima. Leve ao forno por 15 minutos até se apresentarem dourados e macios. Sirva quente acompanhado com caril.

3 comentários:

Sofia disse...

Eu adoro experimentar novos sabores...será que será capaz de fazer esse pão?
:)

Chef Daniel Deywes disse...

GOstei de conhecer o Naan Bread ... Lembra um pouco o pão Sirio que eu conheço.. Receita anotada...

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Bunny disse...

Sim Sofia, é mais fácil do que parece! E o sabor é único (muito diferente do pao tradicional): fofo e ligeiramente adocicado. 'E delicioso. Experimenta e depois diz-nos o que achas. =)