segunda-feira, 16 de março de 2009

Túrós Csusza (Massa com batata e creme azedo)


Bom, em primeiro lugar creme azedo não é algo que soa muito bem, mas a verdade é que esta é a tradução do inglês sour cream para português segundo o wikipedia. Convido quem souber a expressão correcta em português de Portugal a pronunciar-se. E' um tipo de creme fraiche menos gordo.

Em relacao ao prato principal é oriundo da Hungria e posso dizer que pela proximidade geográfica é bastante semelhante com alguns da cozinha alemã. A massa misturada ao puré de batata faz alusão aos famosos gnochi italianos (Nocken em alemão). Na Alemanha o creme azedo (saure Sahne) é comummente usado para acompanhar pratos de Nocken ou outros.

Para cozinhar este prato precisa de:

- 1 cebola
- 1 fio de azeite
- batatas
- massa fusili
- colorau (paprika)

Comece por cozer as batatas e desfaça-as em puré. 'A parte coza a massa e reserve. Num tacho coloque o azeite e a cebola bem picada. Deixe refogar e acrescente a paprika e em seguida o puré, envolva bem e adicione a massa.

Está pronto a servir com o sour cream. =)

6 comentários:

Adriana disse...

Parece muito bom.Nunca fiz este crema azedo,é uma boa pedida para o fim de semana!

bjs

Unknown disse...

Anocas amiga! Fiquei feliz com sua visita ao meu blog. Me diga onde encontras tantas receitas boas amiga? Menina que beleza de receita de...adorei a combinação dos ingredientes equilibrada...minha boca ficou cheia de água! Parabéns amiga! Beijos

Gio disse...

Penso que aqui se chama natas azedas... mas não tenho 100% de certeza.

Márcia Regina disse...

Oi Anocas, estou apaixonada por teu blog, muito lindo e o considero merecedor de um prêmio, aceita com carinho este prêmio de quem espera ter tua amizade, o prêmio de Super Chef,,,,,abraços

Martuxa disse...

Acho que se chamam natas azedas. Gostei da combinação de ingredientes e fiquei curiosa com o sabor, tenho de experimentar :)

Unknown disse...

Anocas cadê vc minha amiga? Estou sentindo sua falta. Está tudo bem com vc amiga? Saudades! Beijos