domingo, 24 de maio de 2009

Paezinhos De Queijo

Sou fa deste pitéu brasileiro (tao conhecido e apreciado no sul do Brasil). A minha querida amiga F. confeccionou paezinhos de queijo para nos provarmos ha umas semanas atràs. E gostamos tanto que também eu mesma quis experimentar este petisco. Aqui esta o pacotinho trazido directamente e pessoalmente do Brasil pelo meu querido E.


Quanto à receita, para fazer uns crocantes paezinhos basta seguir as instrucçoes da embalagem adicionando um ovo à mistura. Envolve-se bem com a ajuda de uma espatula. Adiciona-se metade de uma chavena de agua e amassa-se com os dedos.

Assim que sentir que a massa se solta das maos estara pronta para o proximo passo. Coloque um pouco de queijo parmesao ralado na propria bacia onde sovou a massa (se tiver espaco). Rasgue um pouco de massa e mergulhe no parmesao, com as duas maos faça uma bolinha e coloque num tabuleiro untado de azeite e polvilhado de farinha.




Repita o processo com a restante massa. Leve a forno previamente quente a 180 graus durante cerca de 15min consoante a potencia do forno. Assim que estiverem douradinhos estao prontos. Sao tao mimosos:


Tanto quanto me explicaram a mistura dos paezinhos de queijo é feita com polvilho doce que pode ser comprado em qualquer supermercado e dai confeccionar o pao de queijo final. Contudo, esta mistura ja preparada é bem mais simples de fazer. Espero que gostem. =)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Experiencia Pessoal - dente do ciso





Bom depois de todos os comentários e relatos negativos que li na web sobre extraccao de dentes de ciso, nao podia deixar de vos relatar a minha experiencia pessoal! Devo dizer que nunca antes me tinham arrancado um único dente e obviamente eu temia que esta fosse uma experiencia terrivel!


De facto, falar em dentes de ciso - até ao momento em que a cirurgia ocorreu - era algo doloroso. A dentista a que eu ia normalmente sempre me dizia que nao era necessario fazer raio-x e muito menos remover o meu dente inferior direito, porque "tudo estava bem". Redondamente enganada que esta senhora (que sinceramente devia ser destituida do cargo) estava. Eu sentia a pressao do dente sobre os outros e na realidade os dentes da frente foram empurrados pelos de trás por causa do ciso que tentava forcar o seu caminho cá para fora. Mas, pobrezinho nao podia porque a cada forca que ele fazia encalhava no segundo molar. O meu dente estava a nascer quase na horizontal!


Mudei de dentista. Desta vez o querido senhor confirmou que eu de facto tinha um problema e obrigatoriamente tinha que remover o dente. Contudo, conseguir uma consulta no hospital dentário para fazer raio-x e consequente remocao nao foi coisa facil. O meu novo dentista enviou TRES credenciais desde Dezembro passado (!) para o hospital dentário e nada de resposta. Fui em pessoa ao hospital dentário e a pouco experiente recepcionista dizia-me que nao tinha recebido carta nenhuma e o meu nome nao estava no sistema. Treta! Liguei ao meu dentista e pedi para eles fazerem algo porque a situacao era absurda. Eles de facto ligaram e confirmaram com outra pessoa do hospital (mais competente claro) que tinham a carta e iriam me ligar em breve para marcar uma consulta.


Finalmente consegui a consulta com um tal de Professor G. O tipo achava-se tao experiente que nao parava de dizer que "estudos feitos nos USA mostram que os dentes do ciso nao afectam os outros dentes, nem os empurram" e eu nao me calava e defendia que cada caso é um caso, há excepcoes e obviamente que as teorias de hoje podem ser refutaveis amanha! O obtuso do senhor continuava com a sua lenga-lenga até que examinou os meus dentes e me mandou fazer um raio-x. Quando voltei com o raio-x ele baixou as armas e disse "é engracado que voce mencionou antes que cada caso é individual...."!!! Só pensei para mim mesma "pois é tio eu tinha razao e tu nao querias dar o braco a torcer e agora tás a fazer má figura!" Com esta má experiencia fiquei ainda mais preocupada com ter de remover o dente porque o suposto "P"rofessor nem sabia do que falava.


Quando chegou o dia da operacao (a quarta-feira passada 13 de maio ás 2h da tarde) eu estava bastante calma. Contudo, vi uma pessoa a vestir um daqueles fatos para sala de operacao e o meu E. dizia "Talvez também tenhas de vestir aquilo!", "Nao tenho nada!" respondi logo. Ele tava mais nervoso que eu!
Ao ouvir o meu nome até pulei da cadeira! Fui quase a correr e para minha surpresa estava uma dentista com uma barriga de 5 meses de gravidez. Perguntei-lhe "é voce que me vai tirar o dente?" e ela respondeu que sim. As formigas na barriga comecaram de novo, nao estava á espera desta variável. Ela falou-me muito calmamente de todo o procedimento, de uma forma tao tranquila que parecia que estava a embalar um bébé (de maneira positiva!). Explicou que duraria apenas 5 minutos para a anestesia ter efeito e a extraccao 15mintos!!!! Fiquei muito surpresa quando ela me disse que ia demorar Só 15min! Contribuiu bastante para me deixar mais tranquila. Assinei uma folha e pedi para me trazerem meu telefone para ouvir música enquanto elas me arrancavam meu dentinho.


Assim com 3 doses de anestesia local esperei 5 minutos e a dentista comecou o trabalho. Devo dizer que o que mais me doeu foi quando espetavam as agulhas da anestesia. Nao senti mais nada de dor depois disso. A assistente segurou-me a mao e eu apertava-a a cada vez que algo de novo se passava (medinho!). O barulho da broca nao me impressionou, o alicate também nao. A certa altura apercebi-me que podia ver a cirurgia através da máscara transparente de plástico da dentista ao que imediatamente me fez virar os olhos para o lado porque nao queria ver o que se passava. Quando ela tirou todos os pedacos do dente deu 2 pontos na gengiva. O procedimento foi rápido e eficaz. Terminou com uma gaze enrolada que ela me fez morder para absorver e ajudar a estancar o sangue que saia. Ela deu-me um folheto com instrucoes sobre o que comer, o que devia ou nao fazer, etc. Vi que o dente tinha sido partido em 3 pedacos.


Agradeci-lhe e desejei-lhe tudo de bom com o novo bébé. Foi uma profissional muito querida.


Quando regressei á sala de espera o meu E. ficou muito surpreso de me ver tao cedo. Fomos para o carro e dai para casa. Eu nao parava de falar: como tinha sido, do que eu esperava mas nao aconteceu, etc. Acreditem que apesar do desconforto estava contente por ter passado relativamente bem por uma experiencia que muitos pintam como negra e dificil.


Em casa fiquei a tarde toda a preguicar no sofá (algo que nao fazia há muitoooosss anosss) e tomei o anti-inflamatório e depois os paracetamol. Nao senti dor, apenas descomforto de uma anestesia que se desgastava. Nessa tarde a maxila comecou a ficar inchada e no dia seguinte já parecia a cara de um hamster! Literalmente a cara estava quadrada/arredondada de um lado.


Nos primeiros 2dias e meio nao consegui comer nada sólido, apenas sopa, iogurte liquido, Nestum Mel, umas bolinhas de massa de pao que nem mastigava, engolia. No sábado já me sentia melhor e o inchaco ja tinha diminuido consideravelmente. Ontem e hoje já consigo comer quase toda comida excepto batata frita de pacote, chocolate e doces em geral, pipocas...


Muito importante lavar a boca com o elixir, consegui escovar os dentes logo desde sexta á noite (2o dia).
Agora a pele está amarelada, supostamente sinal de que se está a curar bem e nao sinto dor (acho que nunca senti dor a sério). Continuo a tomar o anti-inflamatório para evitar complicacoes.
Conclusao: nao sei se foi a habilidade da dentista, a facilidade da operacao, o meu próprio corpo ou outro aspecto qualquer que transformou o que parecia um pesadelo numa experiencia positiva. O meu conselho a quem tem que tirar dentes do ciso é nao sofram em avanco, nao é tao mau como parece e se forem positivos estao a ajudar o vosso próprio corpo fisica e psicologicamente.


Se tiverem experiencias contem como foi ou se tiverem dúvidas também podem colocá-las.


=)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Torta De Canela

E porque estou na onda das tortas e aprendendo a faze-las como deve ser aqui vos trago mais uma receitinha. =)


Esta torta (para os nossos queridos(as) leitores(as) brasileiros(as) Rocambole - obrigada ma chere Marlene pela dica!) é bem simples de fazer e deliciosa!


Leva farinha suficiente para nao ficar requeijada, mais ao estilo de massa de bolo assim como eu gosto. E fica bem grandinha o que é óptimo para quem tem grandes familias.

Ingredientes:
- 200g açúcar
- 150g farinha
- 2 c. de sopa de maizena
- 1 c. de sopa de canela
- 5 ovos
- açúcar e canela q.b.
- doce para o recheio


Comece por bater as gemas com o açúcar. 'A parte bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior. Num recipiente peneire a farinha e a canela e adicione-as á massa.


Verta o preparado para um tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga.


Leve a cozer a 180 graus durante cerca de 20 min. Depois de douradinha deite a torta sobre um pano polvilhado de açúcar e canela. Acrescente o recheio e cuidadosamente enrole com a ajuda do pano.
Aqui está a imagem da massa saida do forno (parece uma torrada de pao de forma gigante):




Acrescente o recheio e cuidadosamente enrole com a ajuda do pano. Está prontinha a servir quentinha e deliciosa! =)