segunda-feira, 18 de maio de 2009

Experiencia Pessoal - dente do ciso





Bom depois de todos os comentários e relatos negativos que li na web sobre extraccao de dentes de ciso, nao podia deixar de vos relatar a minha experiencia pessoal! Devo dizer que nunca antes me tinham arrancado um único dente e obviamente eu temia que esta fosse uma experiencia terrivel!


De facto, falar em dentes de ciso - até ao momento em que a cirurgia ocorreu - era algo doloroso. A dentista a que eu ia normalmente sempre me dizia que nao era necessario fazer raio-x e muito menos remover o meu dente inferior direito, porque "tudo estava bem". Redondamente enganada que esta senhora (que sinceramente devia ser destituida do cargo) estava. Eu sentia a pressao do dente sobre os outros e na realidade os dentes da frente foram empurrados pelos de trás por causa do ciso que tentava forcar o seu caminho cá para fora. Mas, pobrezinho nao podia porque a cada forca que ele fazia encalhava no segundo molar. O meu dente estava a nascer quase na horizontal!


Mudei de dentista. Desta vez o querido senhor confirmou que eu de facto tinha um problema e obrigatoriamente tinha que remover o dente. Contudo, conseguir uma consulta no hospital dentário para fazer raio-x e consequente remocao nao foi coisa facil. O meu novo dentista enviou TRES credenciais desde Dezembro passado (!) para o hospital dentário e nada de resposta. Fui em pessoa ao hospital dentário e a pouco experiente recepcionista dizia-me que nao tinha recebido carta nenhuma e o meu nome nao estava no sistema. Treta! Liguei ao meu dentista e pedi para eles fazerem algo porque a situacao era absurda. Eles de facto ligaram e confirmaram com outra pessoa do hospital (mais competente claro) que tinham a carta e iriam me ligar em breve para marcar uma consulta.


Finalmente consegui a consulta com um tal de Professor G. O tipo achava-se tao experiente que nao parava de dizer que "estudos feitos nos USA mostram que os dentes do ciso nao afectam os outros dentes, nem os empurram" e eu nao me calava e defendia que cada caso é um caso, há excepcoes e obviamente que as teorias de hoje podem ser refutaveis amanha! O obtuso do senhor continuava com a sua lenga-lenga até que examinou os meus dentes e me mandou fazer um raio-x. Quando voltei com o raio-x ele baixou as armas e disse "é engracado que voce mencionou antes que cada caso é individual...."!!! Só pensei para mim mesma "pois é tio eu tinha razao e tu nao querias dar o braco a torcer e agora tás a fazer má figura!" Com esta má experiencia fiquei ainda mais preocupada com ter de remover o dente porque o suposto "P"rofessor nem sabia do que falava.


Quando chegou o dia da operacao (a quarta-feira passada 13 de maio ás 2h da tarde) eu estava bastante calma. Contudo, vi uma pessoa a vestir um daqueles fatos para sala de operacao e o meu E. dizia "Talvez também tenhas de vestir aquilo!", "Nao tenho nada!" respondi logo. Ele tava mais nervoso que eu!
Ao ouvir o meu nome até pulei da cadeira! Fui quase a correr e para minha surpresa estava uma dentista com uma barriga de 5 meses de gravidez. Perguntei-lhe "é voce que me vai tirar o dente?" e ela respondeu que sim. As formigas na barriga comecaram de novo, nao estava á espera desta variável. Ela falou-me muito calmamente de todo o procedimento, de uma forma tao tranquila que parecia que estava a embalar um bébé (de maneira positiva!). Explicou que duraria apenas 5 minutos para a anestesia ter efeito e a extraccao 15mintos!!!! Fiquei muito surpresa quando ela me disse que ia demorar Só 15min! Contribuiu bastante para me deixar mais tranquila. Assinei uma folha e pedi para me trazerem meu telefone para ouvir música enquanto elas me arrancavam meu dentinho.


Assim com 3 doses de anestesia local esperei 5 minutos e a dentista comecou o trabalho. Devo dizer que o que mais me doeu foi quando espetavam as agulhas da anestesia. Nao senti mais nada de dor depois disso. A assistente segurou-me a mao e eu apertava-a a cada vez que algo de novo se passava (medinho!). O barulho da broca nao me impressionou, o alicate também nao. A certa altura apercebi-me que podia ver a cirurgia através da máscara transparente de plástico da dentista ao que imediatamente me fez virar os olhos para o lado porque nao queria ver o que se passava. Quando ela tirou todos os pedacos do dente deu 2 pontos na gengiva. O procedimento foi rápido e eficaz. Terminou com uma gaze enrolada que ela me fez morder para absorver e ajudar a estancar o sangue que saia. Ela deu-me um folheto com instrucoes sobre o que comer, o que devia ou nao fazer, etc. Vi que o dente tinha sido partido em 3 pedacos.


Agradeci-lhe e desejei-lhe tudo de bom com o novo bébé. Foi uma profissional muito querida.


Quando regressei á sala de espera o meu E. ficou muito surpreso de me ver tao cedo. Fomos para o carro e dai para casa. Eu nao parava de falar: como tinha sido, do que eu esperava mas nao aconteceu, etc. Acreditem que apesar do desconforto estava contente por ter passado relativamente bem por uma experiencia que muitos pintam como negra e dificil.


Em casa fiquei a tarde toda a preguicar no sofá (algo que nao fazia há muitoooosss anosss) e tomei o anti-inflamatório e depois os paracetamol. Nao senti dor, apenas descomforto de uma anestesia que se desgastava. Nessa tarde a maxila comecou a ficar inchada e no dia seguinte já parecia a cara de um hamster! Literalmente a cara estava quadrada/arredondada de um lado.


Nos primeiros 2dias e meio nao consegui comer nada sólido, apenas sopa, iogurte liquido, Nestum Mel, umas bolinhas de massa de pao que nem mastigava, engolia. No sábado já me sentia melhor e o inchaco ja tinha diminuido consideravelmente. Ontem e hoje já consigo comer quase toda comida excepto batata frita de pacote, chocolate e doces em geral, pipocas...


Muito importante lavar a boca com o elixir, consegui escovar os dentes logo desde sexta á noite (2o dia).
Agora a pele está amarelada, supostamente sinal de que se está a curar bem e nao sinto dor (acho que nunca senti dor a sério). Continuo a tomar o anti-inflamatório para evitar complicacoes.
Conclusao: nao sei se foi a habilidade da dentista, a facilidade da operacao, o meu próprio corpo ou outro aspecto qualquer que transformou o que parecia um pesadelo numa experiencia positiva. O meu conselho a quem tem que tirar dentes do ciso é nao sofram em avanco, nao é tao mau como parece e se forem positivos estao a ajudar o vosso próprio corpo fisica e psicologicamente.


Se tiverem experiencias contem como foi ou se tiverem dúvidas também podem colocá-las.


=)

12 comentários:

Anónimo disse...

Nossa que bom que eu li seu post...rsrsrsr...vou ter q tirar os meu 4 amanha de uma vez e vc me deixou bem mais tranquila, eu fico mto nervosa em pensar q vão me cutucar e q vai sair sangue...mas vou procurar ficar calma e de olhos fechados...axo q vou pedir pra ouvir musica nop meu cel tbm...deve ajudar a relaxar neh!...mto legal sua iniciativa de postar isso..
Bjooos e obrigada.

Anocas disse...

Olá!
Espero que corra da melhor maneira, vai ver que dá tudo certo. E nao vemos o sangue mesmo, só o sentimos no paladar, mas se voce fizer como eu e engolir (porque eu nao queria estar a cupir sob pena de arrancar os pontos)nao vai ver nadinha mesmo. A musica ajuda a relaxar, coloque música alegre!
Muita coragem e calma e vai se passar ás mil maravilhas. Aproveite para descansar bastante pelo menos nos 2 primeiros dias após a cirurgia. Estou a torcer por si. beijos =)

cristinita disse...

Eu passei por uma experiência muito semelhante à sua. Com a diferença que tudo se passou no consultório do meu dentista (porque não quis anestesia geral). Ele levou 1 hora para extrair o dente, mas nunca senti qualquer dor (nem quando me deu a anestesia). Levei 3 pontos e fiquei muito surpreendida porque o dentista não arrancou o dente, ele ia puxando a gengiva para baixo e cortando o dente aos pedaços.
Depois de sair do dentista fui comprar os analgésicos (que nunca tomei) e fui buscar a minha filha à escola. O único problema era a dificuldade em falar, porque a cara inchou um bocadinho.
Eu também acho que não vale a pena adiar este tipo de decisões, porque se fica muito melhor depois de arrancar o dente.
Muito boa a sua iniciativa.
Beijinhos
Cristina

Gio disse...

Também já passei por essa experiencia ha uns anos, já não consigo contar bem a historia, mas tambem teve os seus altos e baixos.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Minha experiencia foi traumatica, pq o dentista não me receitou antibioticos na vespera e meu dente tb estava deitado. Sofri muito pra remover, mais de 4hs...foi preciso cerrar o dente em 2 pedaços, levei pontos pela boca td pq cortou minha gengiva qdo o equipa/ escapou. E ainda paguei mais caro pq ele falou q não esperava q fosse dar tanto trabalho! O dente não chegou a infeccionar, mas inflamou muito e fiquei umas 2 semanas sem poder comer nd solido. Precisaria arrancar o outro agora, mas se o fizer, vou em outro profissional.

Anocas disse...

Olá Arte & Reciclagem

Sim de facto quando se tem uma má experiencia dessas o melhor mesmo é mudar de dentista pois notoriamente há profissionais com mais experiencia e habilidade do que outros.
Concerteza da proxima vez correrá tudo melhor, nao se preocupe!

=)

Avante Palestra disse...

Como vc disse cada caso é um caso no meu foi 4 dentes e operei faz dois meses o lado direito dias 14 de julho e do lado esquerdo 24 de julho o lado esquerdo que operei mais tarde já se recuperou e já do lado direito só fica inflamado, e a minha lingua dormente já faz 2 meses e ainda estou assim já gastei muito com remedio e até agora nada. Como vc mesmo disse cada caso é um caso. Abraços!

Selma disse...

Olá...
retirei i siso superior direito hj pela manhã, só senti a dor da picada da anestesia....minha dentista arrancou o dente em menos de 5 minutos, depois coloquei a gaze para estancar o sangue e vim para casa com as orientações de não deitar, colocar compressa de gelo a cada 30 min, tomar coisas geladas...e tô fazendo tudo direitinho, espero já conseguir ir trabalhar amanhã.
Bjos
Selma

Anónimo disse...

retirei os 2 superiores em 5 minutos, já lá vão 3 dias desde a extracção e ainda não tomei um unico medicamento, não tenho dores nenhumas.
Sinto que o maxilar está um pouco dorido(mas só uma moínha)e de resto estou a fazer tudo normalmente.

SUÉLLEN disse...

EU TIREI OS 4 DENTES CISO SEM PROBLEMAS.O PÓS -OPERATORIO QUE É BEM DOLOROSO.TEM QUE SER UM BOM PROFISSIONAL!O MEU FOI ÓTIMO...

Anónimo disse...

eu tirei meus 4 dentes siso,e não vi foi é nada aqui no Eua eles da sedativos então eu dormi por 45 minutos e quando acordei ja estava com os gazes na boca so sei q dormi 45 minutos pois foi o q meu esposo disse q foi o tempo q durou a cirurgia toda,e assim q começou a passar o efeito da anestesia ja fui logo tomando o remedio,e ai nem senti nada,eu confesso q no inicio estava com medo da cirurgia mas depois foi de boa,bem tranquila

Anónimo disse...

eu extraí os meus siso(os 4) antes de ontem, tava com medo e tudo, mas foi tranquilo. não doeu durante nem depois.
ainda estou de repouso, a única coisa que tá me incomodando é não poder comer direito. rs