quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Natal RN Brasil - Parte I

Esta foto retrata fielmente uma das primeiras imagens que tivemos de Natal do aviao 'a aproximacao do aeroporto ha quase um ano atras. 'E de facto um lugar maravilhoso!

Natal e' localizado no estado do Rio Grande do Norte.

Podemos sentir um calor de cerca de 32 graus centigrados que nao variam muito ao longo do ano. O sol raiava por volta das 5h da manha locais e nao dava vontade de ficar na cama mas dar um grande salto para o belo do pequeno almoco recheado de fruta docinha: goiaba, melancia, melao, laranja, manga.... hummmm... que bom!

Depois ir ate 'a praia e tomar banho naquela agua quente! Vista do hotel Praia Azul Mar:

Durante o dia 'e possivel fazer passeios ate outras localidades como Pipa, Maracajau, Buzios, Tibau do Sul entre outros.

Um dos passeios que fizemos nos mesmos foi ate Pipa. E este revelou-se uma super aventura numa moto/scooter! Tinham-nos dito que seria "perto e fazia-se bem"! Ah sim, 'e para ja! Andamos pela BR (que e' como a estrada nacional) horas ate chegar a montes e vales onde a gasolina ja estava quase a acabar e nao havia meio de encontrar uma bomba de combustivel naquele "sertao"! Ja nao podiamos mais! Estavamos super quentes do calor, as pernas ja nao podiam estar mais em cima daquele "bicho".

A caminho de Pipa paramos para ver o maior cajueiro do mundo em Pirangi! Para quem nao sabe o cajueiro da um fruto que se parece com um pimento que e' doce e so da fruto no Verao. A castanha de caju e' aquilo que commumente chamamos de caju e e' o fruto seco que na realidade e' como o pe do fruto caju! Este cajueiro sofreu uma anormalia genetica e por isso seus ramos cresceram de maneira frenetica com uma extensao de 8,4 mil metros quadrados. A grande area verde desta imagem e' a do cajueiro:

Depois, fizemos uma paragenzinha tambem em Buzios, que tem uma bela praia com uma areia super fininha e o mar calminho:

Um pouco mais 'a frente (ja mais para para o interior), a corrente da mota saltou e por acaso passaram dois senhores de moto que tinham ferramentas que nos ajudaram a por a corrente de novo! Quisemos dar-lhes dinheiro pela ajuda, mas nao aceitaram. Aquelas pessoas sao mesmo afaveis! Muito queridas! Dissemos obrigada, valeu! e seguimos viagem! Passamos por uma lagoa onde se viam familias a tomar banho num lugar lindo! Parecia o paraiso! As familias pareciam ser bastante pobres mas se vissem a felicidade que eles tinham por estar ali todos juntos!? 'E fascinante!

Depois passamos numa pequena aldeia onde as casas eram muito basicas e as pessoas estavam a descansar nas redes de balouco... Numa rua ladrilhada um jovem tinha ao ombro o que me pareceu um pequenino marsupial com uma cauda comprida e felpuda! Que imagem fantastica!

Finalmente chegamos a Pipa e tivemos uma grande desilusao! Imaginem uma praia que parece quase virgem, com piscinas naturais, agua quente, rica em fauna e flora. Podiamos ver peixes nessas piscinas escavadas naturalmente na areia!.. Mas agora para ilustrar coloquem na vossa imagem um quadrado de betao, musica aos berros (tipo Kadoc) e pessoas a berrar e bebedas.... nao muito agradavel, pois nao?! 'E estes blocos de betao estavam em plena praia, na areia e lotados de gente "louca"...

Afinal, Pipa ficava a 80km de Natal ao contrario do que nos tinham dito, que era perto! Leva-me a crer que nocao de distancia deles deve ser bem diferente da nossa, com um pais tao grande como o Brasil viajar 200km deve ser como viajar 50km para nos portugueses.

De regresso perguntamos aos locais se a "balsa" (barco que transporta pessoas, carros, motos..) nos podia levar para a outra margem e se seria viavel para seguir caminho ate Natal. Disseram-nos que sim, nao havia problema!

Apanhamos a balsa e pudemos passar 'a frente da malta que estava na fila, porque a maioria eram carros e a nossa "motoreta" cabia em qualquer lado!

Na outra margem perguntamos quanto tempo teriamos ate chegar a alcatrao porque a balsa levava-nos a desembarcar num banco de areia... O sr. vendedor do lado de la disse-nos que teriamos de andar 4km na areia antes de chegar 'a estrada! Quando ouvi isso pensei ate em voltar para tras porque a areia estava toda revolvida e era impossivel andar de mota naquelas condicoes! E tudo isto porque andavam la uns jeeps armados em "Dakar" que esgravataram a areia deixando-a naquelas condicoes...

Bem, o meu E. incentivou-me a seguir em frente! E la fomos, a maior parte do caminho a pe, e por habilidade, algum de mota mas, logo ela comecava a patinar na areia molhada... pior do que esta: