domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bolinhos de Caranguejo

E depois de um Inverno tao rigoroso apresento-vos um gostinho de Primavera: estes bolinhos sao deliciosos para o tempo quente, com um sabor fresco e exótico. A receita original podem encontrar aqui.









segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cozinha Asiatica - Noodles de feijao da China

Creio que em lingua portuguesa noodles se diz "massa de fitas" mas, como nao gosto muito dessa denominaçao irei chama-los mesmo de noodles. Ora, como sabem existem varios tipos de noodles, podia se dizer que é um pouco como o nosso pao português: pode ser feito de farinha de trigo, farinha de milho, farinha integral, de soja, e a lista é longa. Do mesmo modo os noodles sao feitos de varios ingredientes base sendo os mais famosos os noodles de trigo ou arroz que em sabor se assemelham à pasta europeia. Por outro lado, aqueles que mais gosto sao os de feijao da China também conhecido como mung bean*, que lembram o feijao frade mas apresentam uma cor esverdeada.

Os noodles feitos deste feijao sao chamados de noodles de celofane pelo seu aspecto transparente e vidrado, o sabor é leve e mais digestivos do que os de arroz ou trigo. Fěnsī (粉絲) em chinês, harusame (春雨) em japonês, soun ou suun em indonésio, wun sen (วุ้นเส้น) em tailandês. 


 

O feijao da China é também muito apreciado cozido e refogado com outros vegetais. 


Os noodles de feijao da China sao amplamente apreciados com pedaços de frango ou porco previamente cozinhados, por isso se tiver sobras da refeiçao anterior tanto melhor.

Ingredientes:
- 1 pacote de noodles 
- 1 cebola pequena
- pimentos vermelhos
- gengibre fresco
- 1 ramo de cebolinho
- camarao pequeno seco
 
- pedaços de carne de frango ou porco
- molho de peixe (o mesmo usado em receitas anteriores)
- molho de soja
- camaroes (opcional)
- couve chinesa
- cenouras (opcional)
- aipo (opcional)
- sal e pimenta moida q.b.
    



Com um pouco de oleo num wok largo comece por refogar a cebola e os pimentos picados e o gengibre esmagado até alourar um pouco. Adicione as cenouras e o aipo, o camarao seco, e os pedaços de carne/camarao e tempere com o molho de peixe e soja, o sal e a pimenta. Acrescente os noodles e de seguida adicione suficiente água a ferver para os cozer. Com uma tesoura de cozinha corte miudamente os noodles assim que estiverem macios (literamente com o bico da tesoura dentro do wok). Por fim adicione a couve chinesa cortada finamente e deixe cozer por poucos minutos.
Sirva com arroz branco e carne ou peixe.

 


Segundo a Wikipédia o feijao da China "(Vigna radiata) é uma planta anual que chega a medir até 65 cm, da família das leguminosas, subfamília papilionoídea, provavelmente nativa da Indonésia e muito cultivada no Sudeste da Ásia, na Índia, África, América do Norte e Brasil. Tal espécie possui flores verde-amareladas e vagens lineares, (...) verde-amareladas, de grande valor alimentício e com propriedades medicinais. Também é conhecida pelo nome de feijão-rajado." 


Imagens 
feijao da China - madewellmeats.com
camarao seco - thaisquid.com


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Excerto da minha cozinha...

Com alguns ingredientes...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cozinha Asiática - Choquinhos ao gengibre com arroz




Este prato é semelhante aos nossos pratos de marisco com alguns sabores mais exóticos como o gengibre, a soja e o molho de peixe.


-0.5kg de choquinhos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 rodela de gengibre fresco
- molho de soja escuro
- vinagre q.b.
- pimenta moida 
- sal q.b.
- molho de peixe (normalmente de anchovas)



Numa frigideira ou wok aqueca um pouco de óleo. De seguida descasque 2 dentes de alho, a cebola e o gengibre. Corte a cebola ás rodelas e esmague os alhos e o gengibre*. Adicione ao óleo e deixe alourar. 


De seguida adicione os choquinhos e tempere de sal e pimenta moida na altura. Deixe cozer durante 10minutos. Adicione o vinagre e mexa, depois o molho de soja e deixe apurar. Por fim salpique com algumas gotas de molho de peixe (poucas de inicio e vá adaptando ao seu paladar) e deixe cozer por mais alguns minutos sem deixar secar o molho. 

gengibre fresco (imagens art.co.uk)


Sirva de imediato acompanhado de arrroz branco de preferencia sem sal (essa é a maneira asiática de fazer arroz e verá que o sabor do tempero do peixe vai se misturar com o do arroz sem necessitar de sal).




*O gengibre fresco é óptimo para fazer chá que ajuda a digestao e para aliviar o stress.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Qual a melhor MFP?

Queremos comprar uma MFP mas ainda nao sabemos bem qual... Sei que muitos de vós já teem uma e por isso peco as vossas opinioes. Que marca teem, gostam da vossa ou nao recomendariam? Obrigadissima a todos!!!

imagem Cnet


Cozinha Asiática - Entradas

Nesta sessao de cozinha asiática tenho para vos mostrar uma entrada muito simples composta por Rolos Primavera, as Anchovas fritas e o Molho de sweet chilli. Por serem secas e salgadas as anchovas poderao nao agradar a todos os paladares, mas como o objectivo é dipá-las no molho de sweet chili o sabor fica sal/doce. Basta fritá-las no óleo depois de ter frito os rolos primavera.



Como só cozinhei para duas pessoas as quantidades nao sao propriamente de "encher o olho". =)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

The greatest Portuguese singer revelation of 2009

Nao costumo ver os Idolos de Portugal mas esta manha ao ouvir rádio fiquei a saber da famosa queda monumental do Pedro Abrunhosa e claro, Youtube para a frente para ver a tal facanha... Interesse puxa interesse e comeco a ver os videos de prestacoes de vários concorrentes. Um desses videos tinha a descricao de algo como "Alice No Pais das Maravilhas" e era a primeira audicao desta menina de apenas 16 anos: Ines Laranjeira. De inicio pensei que fosse mais um daqueles videos que mostram as partes mais hilariantes, mas enganei-me. Enganei-me e tenho pena que os júris sejam por vezes desrespeitosos e pouco sérios perante os concorrentes. Se dessem um pouco mais de animo nao seria nada mau.


Mas ao que interessa: a Ines é de facto uma estrela que deveria deixar Portugal e ir para os EUA para se tornar a próxima grande revelacao ou pelo menos uma editora internacional que descobra o seu talento e a contrate! Talvez nada disso aconteca e ela se torne esquecida no mundo *mediocre* da música portuguesa. Por favor senhores editores e gravadoras deem-lhe o mérito devido! Esta menina tem potencial para revolucionar a nossa música e torná-la melhor.


Video de uma das audicoes sem música interpretando Diamonds Are a Girls Best Friend um original de 1949 do filme Gentlemen Prefer Blondes:



Video de uma das galas interpretando Cheek to Cheek de Irving Berlin:



Ela consegue moldar a voz e é tao melodiosa! Como um dos júris dizia "és música dos pés á cabeca"! 

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quase que me esquecia mas....

Hoje completamos 2 aninhos de existencia!! Obrigada a todos os visitantes e amigos da Casa Na Arvore que por aqui passam. Boas-vindas a todos e boa leitura, espero que continuem a nos visitar!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Adeus Vadder!......


 imagem aquaonline.com.br

 Estou triste... O meu lindo peixe telescópio preto deu o último suspiro.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Rebentos de Bambú - Cozinha Asiática

Esta é a primeira de uma série de receitas e condimentos asiáticos que quero vos falar. A minha amiga Fé conhece de "cor e salteado" a cozinha asiática e no outro dia fez-nos um banquete de comidinha de terras de Fernao de Magalhaes deliciiioosssaaa! Quem nao gosta de uns spring rolls (rolos de primavera - sim aqueles do restaurnate chines) com molho de sweet chilli ou uns noodles (massa de fitas) com feijao mung (feijao da China)??? Ok, esta última parte talvez nao muitos conhecam mas, do qual falarei mais tarde.
Os armazéns de comida chinesa onde moro estao recheados de condimentos e ingredientes vitais á confeccao de qualquer prato que podemos encontrar num restaurante chines. Lá os precos sao bem mais baixos e a quantidade a que as coisas sao vendidas é (quase) industrial! 

E o que tem isso a ver com este amiguinho coala?... 


Imagem do Google

Bem o que vou vos falar hoje especialmente é de bambú! Nestes armazéns chineses/asiáticos uma lata gigantesca de 1.8kg de rebentos de bambú custa apenas 1€ o que é quase de graca (imaginem o preco que os produtores nao vendem este vegetal?!).

E o que fazer com tanto bambú? Será que preciso comprar uma quantidade tao grande? Bem, sim porque podemos sempre congelar o conteúdo em vários saquinhos uma vez aberta a lata. Além disso os rebentos de bambú sao muito leves e podem adaptar-se a vários tipos de pratos, nao necessariamente apenas aos cozinhados de cariz asiático.



Parecem batata cortada aos palitos para fritar, mas nao. Estes sao os rebentos de bambú prontos a enfrentar o gelo ártico do meu congelador. Na próxima postagem irei mostrar uma receita com rebentos de bambú.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tábom na Korea!

Pois é para comecar esta série de comidinha asiatica aqui fica a curiosidade: os Koreanos conhecem e utilizam diariamente a expressao "Tábom"! Nao entenderam? Passo a explicar, a cada vez que um Koreano(a) se delicia com um prato, uma sobremesa ou uma bebida que lhe agradou eles dizem "Tábom!" E agora voces perguntam-se: "Nossa, como é que Koreano percebe de Portugues?!!!!???" A resposta é simples, segundo a minha amiga Joo há anos atrás eles tiveram na sua TV nacional um anúncio em que um Brasileiro bebia um sumo de laranja e no fim dizia "Tábom!!!" ora a maneira expressiva do senhor comoveu tanto os Koreanos que eles adoptaram a expressao no seu vocabulário!


Nao acham o máximo?! Tábom!!!




 
Imagem do google

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Torta de Amendoa

Esta torta deve ficar com uma consistencia um pouco húmida e com o sabor areado da amendoa. 'E muito simples de fazer, mas tenha especial atencao quando a enrolar, espere que arrefeca para nao partir tao facilmente.

- 6 ovos
- 180g de amendoa ralada
- 150g de acúcar

Pré-aqueca o forno a 180 graus. Forre um tabuleiro raso com papel anti-aderente e barre com manteiga. Numa taca adicione os ovos juntamente o acúcar e bata vigorosamente até crescer um pouco. Para isso pode utilizar a batedeira. Por fim adicione a amendoa triturada@ e leve ao forno.

@ Dica: Para que a amendoa mantenha o seu sabor pode utilizar amendoa inteira que tenha em casa e triturá-la no picador. Verá que o resultado é bem superior ao da amendoa ralada de pacote que pode ter meses nas prateleiras de supermercado.

Passados cerca de 15 minutos retire do forno e deixe arrefecer. Estenda um pano de cozinha sobre a bancada e desenforme sobre este. Retire o papel ani-aderente com cuidado. Em relacao ao creme a barrar a torta pode utilizar natas batidas com um pouco de acúcar em pó. Alternativamente e o que eu usei foi marmelada de laranja inglesa de baixa acidez que combina bem com o doce da torta. Mas, estas sao apenas ideias, pode utilizar o creme que preferir.


Espero que gostem.