segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cozinha Asiatica - Noodles de feijao da China

Creio que em lingua portuguesa noodles se diz "massa de fitas" mas, como nao gosto muito dessa denominaçao irei chama-los mesmo de noodles. Ora, como sabem existem varios tipos de noodles, podia se dizer que é um pouco como o nosso pao português: pode ser feito de farinha de trigo, farinha de milho, farinha integral, de soja, e a lista é longa. Do mesmo modo os noodles sao feitos de varios ingredientes base sendo os mais famosos os noodles de trigo ou arroz que em sabor se assemelham à pasta europeia. Por outro lado, aqueles que mais gosto sao os de feijao da China também conhecido como mung bean*, que lembram o feijao frade mas apresentam uma cor esverdeada.

Os noodles feitos deste feijao sao chamados de noodles de celofane pelo seu aspecto transparente e vidrado, o sabor é leve e mais digestivos do que os de arroz ou trigo. Fěnsī (粉絲) em chinês, harusame (春雨) em japonês, soun ou suun em indonésio, wun sen (วุ้นเส้น) em tailandês. 


 

O feijao da China é também muito apreciado cozido e refogado com outros vegetais. 


Os noodles de feijao da China sao amplamente apreciados com pedaços de frango ou porco previamente cozinhados, por isso se tiver sobras da refeiçao anterior tanto melhor.

Ingredientes:
- 1 pacote de noodles 
- 1 cebola pequena
- pimentos vermelhos
- gengibre fresco
- 1 ramo de cebolinho
- camarao pequeno seco
 
- pedaços de carne de frango ou porco
- molho de peixe (o mesmo usado em receitas anteriores)
- molho de soja
- camaroes (opcional)
- couve chinesa
- cenouras (opcional)
- aipo (opcional)
- sal e pimenta moida q.b.
    



Com um pouco de oleo num wok largo comece por refogar a cebola e os pimentos picados e o gengibre esmagado até alourar um pouco. Adicione as cenouras e o aipo, o camarao seco, e os pedaços de carne/camarao e tempere com o molho de peixe e soja, o sal e a pimenta. Acrescente os noodles e de seguida adicione suficiente água a ferver para os cozer. Com uma tesoura de cozinha corte miudamente os noodles assim que estiverem macios (literamente com o bico da tesoura dentro do wok). Por fim adicione a couve chinesa cortada finamente e deixe cozer por poucos minutos.
Sirva com arroz branco e carne ou peixe.

 


Segundo a Wikipédia o feijao da China "(Vigna radiata) é uma planta anual que chega a medir até 65 cm, da família das leguminosas, subfamília papilionoídea, provavelmente nativa da Indonésia e muito cultivada no Sudeste da Ásia, na Índia, África, América do Norte e Brasil. Tal espécie possui flores verde-amareladas e vagens lineares, (...) verde-amareladas, de grande valor alimentício e com propriedades medicinais. Também é conhecida pelo nome de feijão-rajado." 


Imagens 
feijao da China - madewellmeats.com
camarao seco - thaisquid.com


Sem comentários: