quarta-feira, 21 de abril de 2010

Your flight is cancelled

A minha relacao com avioes nunca foi muito simples: é mais uma relacao de amor-ódio. E nao devo ser a única a pensar assim...


Acho-os pecas de engenharia lindas e admiráveis, era capaz de passar tardes inteiras a olhar para eles no miradouro de um aeroporto, observando as semelhancas nos modelos, as cores, o contraste entre o céu e a máquina, cada matricula e o nome de cada aeronave. Até já cheguei a ciclar até um aeroporto para ver os avioes aterrar e levantar voo. Mas, sempre que a necessidade de voar é mais constante fico nervosa, ansiosa, o meu relógio biológico desregula-se, tenho flashes de calores, frio e suor tudo ao mesmo tempo. Nao tenho outra hipótese senao entrar na imperfeita máquina, sim imperfeita, porque sempre precisa de manutencao regular, as pecas enferrujam, a electrónica avaria, et cetera. Enfim, lá entro, sempre de sentimentos divididos (que bom! vamos de férias! - ou - que bom! mudar de ares, conhecer outros lugares!) a pensar que sempre podia ir de comboio ou barco e fazer disso uma aventura totalmente nova, uma experiencia a testar que ainda nao concretizei. De cartao de embarque na mao o melhor mesmo é entrar e tirar proveito de mais uma viagem na "montanha russa" que nunca se sabe onde vai parar.

E é desses momentos que agora sinto saudades ironicamente, preciso sair daqui! Todo o rebolico á volta de um vulcao na Islandia (com um dos nomes mais complicados que se podia arranjar - nao podiam chamar-lhe apenas Eyja ou Laika?) e pequenino! Sim, porque nao é nenhum Pinatubo nem nehum Etna. Seja de que modo for, está comprovado que os vulcoes podem causar um enorme impacto na vida diária dos humanos. A forca da natureza mostra quao frágeis somos e até mesmo a aldeia global em que vivemos nao ajudou muito nesta situacao. Nao estávamos preparados para tal acontecimento.

A interrupcao aérea levou a aeroportos e pistas fantasmas onde quase nem se viam os técnicos da manutencao. Mesmo Frankfurt ficou deserto. Quem diria que as cinzas de um vulcao na Islandia levariam a uma paragem total dos grandes aeroportos europeus, excluindo Madrid? Ironicamente o único voo internacional com saida do Reino Unido foi exactamente para... a Islandia. A ansiedade sentida por muitos em querer chegar a casa e nao poder fez-me lembrar a minha ansiedade (negativa) sempre que tenho de voar. E no meio de tudo isto surge a minha antitese, do meio do nada surge a minha ansiedade de querer voar e de sair daqui.

Portanto, da próxima vez que voar nao vou ficar ansiosa 1. porque pode haver mais uma nuvem de cinzas que irá impedir toda Europa de voar, e 2. porque finalmente tenho as minhas bem merecidas férias, ou uma escapadinha para qualquer outro lugar.

E tudo isto gracas a esta maravilha da tecnologia que é o nosso amado/odiado aviaozinho.

Sem comentários: