terça-feira, 13 de abril de 2010

Pé De Moleque aka Nougat aka Pinha



Esta iguaria tao presente em (todos) paises lusófonos é tao simples de se fazer que ainda nao sei como as fábricas que fazem estas "pinhas" ainda nao abriram falencia. Os ingredientes sao bem básicos e simples ao contrário dos nougat de amendoim de compra que veem com muitos conservantes e aditivos. Como já mencionei antes o acúcar escuro é preferivel ao branco porque é menos quimico e mais saudável, em termos de sabor é igualmente doce.


 
O pé de moleque é um daqueles doces que todas as maes deveriam saber fazer porque todas as criancas adoram, lembro-me bem das pinhas de amendoim de quando era crianca!


Para confeccionar uns quantos Pé de Moleque precisará de:

- 1 c. (sopa) de manteiga

- 500g de amendoim (ginguba)

- 250g de acúcar mascavo (sim aquele acúcar castanho escuro mesmo)

- água a ferver q.b.


Comece por esmagar os amendoins num almofariz.










De seguida leve a manteiga ao lume numa frigideira e assim que estiver derretida adicione os amendoins e mexa bem.







Junte o acúcar mascavo aos amendoins e desfaca os grumos envolvendo bem. Depois disso adicione água a ferver o suficiente para tapar os amendoins e a mistura comecará a borbulhar.
Agora é só deixar o doce se ir apurando. Mas como saber quando está pronto. Muito fácil! Quando o liquido se tornar pastoso e mais agarrado á colher de pau significa que está quase pronto. Para se certificar coloque água fria numa tigela e derrame um pouco de caldo do amendoim na água. Caso o caldo se torne numa bola (semelhante a um rebucado) em contacto com a água isso quer dizer que já está pronto o seu pé de moleque! 



Tenha pronto um tabuleiro ou uma superficie fria untada de manteiga e espalhe o doce sobre o mesmo. Deixe arrefecer um pouco e depois corte em quadradinhos. 



E já está! E agora será que ainda há alguém que prefira comprar este doce do que faze-lo???

Sem comentários: