segunda-feira, 29 de março de 2010

The Hidden Meaning of Lady Gaga

Beyonce, Jay-Z, Lady Gaga sao alguns dos nomes mais conhecidos da música pop do momento. Eles fazem qualquer coisa para se manter no lugar mais alto do pódio da fama e para nao serem "arrancados" de lá. Há quem diga que os directores da Columbia Records gerem as "estrelas" como quem manipula marionetas. No site abaixo podem encontrar artigos reveladores sobre o verdadeiro significado das músicas destes cantores e como eles se deixam manipular e manipulam o público de massas. é no minimo esclarecedor...

The Hidden Meaning of Lady Gaga’s “Telephone”


Posted using ShareThis

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cozinha Asiática - Halo halo

As Filipinas (conjunto de ilhas) sao um pais oriental outrora encontradas pela armada espanhola liderada por Fernao de Magalhaes - navegador portugues - que ficou mais conhecido como Ferdinand Magellan.
Actualmente, as Filipinas sao um pais populoso com uma densidade populacional de cerca de 90 milhoes de habitantes.



Influenciada por cozinhas hispanica, chinesa e americana, nas Filipinas encontramos sabores muito familiares. Uma das sobremesas mais conhecidas e também encontradas noutros lugares quentes como na China, trata-se do Halo halo que na lingua oficial das Filipinas - o tagalo - significa batido/mexido.



Assim, esta sobremesa torna-se muito agradável em dias quentes e húmidos como é o clima natural das Filipinas. O facto curioso e enriquecedor é que, além dos ingredientes convencionais de um batido como o leite e o gelo, esta sobremesa é adornada de frutos mais exóticos preservados como a jaca (jack fruit); o fruto das palmeiras Arenga Pinnata (sugar palm fruit) cujo nome especifico nao sei bem em portugues porque, no Brasil existe várias espécies diferentes (acai, jurivá); o inhame muito semelhante á batata doce; milho doce; feijao. 'E esta a diversidade e riqueza que me agrada nesta sobremesa tao exótica.



Lista de ingredientes para o Halo halo incluem:

- 2 c. de sopa de kaong (fruta de jaca)
- 2 c. de sopa de fruta da palmeira nangka (arenga pinnata)
- 2 c. de sopa de pedacos de macapuno (coco em conserva)
- 2 c. de sopa de inhame em conserva
- 2 c. de sopa de milho doce
- gelo bem picadinho
- 2/3 de leite evaporado
- uma bola de gelado no topo (nao usámos)
- 2 c. de sopa de feijao vermelho (nao usámos)
- 2 c. de sopa de grao de bico (nao usámos)

 


Assim, num copo de sobremesa comece por adicionar a fruta de jaca, a fruta da palmeira que está disponivel em várias cores e os pedacos de coco. Adicione o doce de inhame, de seguida o milho doce, o feijao e grao. Por cima coloque o gelo fininho e dos lados verta o leite evaporado, mexa com uma colher de cocktail. No topo decore com a bola de gelado e está prontinho a servir. Experimentem, irao gostar. Como a minha amiga diz é "preciso ter uma lingua aventureira" mas, o mix de frutas e vegetais com o frescor do gelo harmoniza-se e é delicioso!

 
Resta-me dizer que existem várias outras formas de se fazer este tipo de sobremesa, e pode ser feito com outras frutas como melao, amoras, feijao da China (que já falei aqui), entre outros. Por exemplo, em Taiwan provámos esta sobremesa com feijao vermelho e a maneira de fazer é um pouco diferente.




domingo, 14 de março de 2010

Pao com chourico


'E daquelas coisas que toda (quase) gente adora comer! Nos tempos de uni era hábito comprar estes paezinhos nas semanas académicas feitos em fornos a lenha! 
Com a máquina de fazer pao torna-se tudo mais fácil e rápido e para obtermos uma massa bonitinha e fofa, sem colar basta colocar todos os ingredientes na máquina e deixar trabalhar por 1h30. A receita foi tirada daqui
Juntei 350ml de água, 500gr de farinha para pao e um pouco de fermento (1c. de chá). No fim de estar pronto da máquina enfarinha-se uma superficie e moldam-se os paezinhos colocando o chourico por dentro. 
Fazem-se alguns cortes na massa e vai ao forno durante cerca de 20minutos a 180-200graus. 
hummmm.... delicioso!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Peixe Vermelho assado com batatinhas

Um clássico para levar ao forno num jantar delicioso em dias mais frios e chuvosos.

Precisará de:
- 1kg red fish
- sumo de 1 limao
- 2 cebolas pequenas
- 2 tomates maduros
- 3 dentes de alho
- 800gr de batatinhas
- 0,5dl de azeite
- 1dl de vinho branco
- 1 raminho pequeno de salsa picada 
- sal e pimenta a gosto


Comece por preparar o peixe fazendo-lhe alguns cortes transversais no lombo. Tempere-o com sal, pimenta e o sumo de limao. Descasque as cebolas e corte-as em gomos, bem como o tomate. Descasque os alhos e pique-os finamente. Coloque o peixe num tabuleiro e á volta disponha as batatinhas, as cebolas, o tomate e os alhos. Refogue depois com o azeite e o vinho branco. 
Leve a meio do forno, a 180graus, durante 25 minutos. Retire do forno e sirva o peixe polvilhado com a salsa picada.


sábado, 6 de março de 2010

Ameijoas de Escabeche



Ameijoas de Escabeche é um prato simples e rápido de se fazer, principalmente se como eu por nao ter outra alternativa, usar ameijoa congelada. De qualquer forma é delicioso como entrada/petisco ou refeicao ligeira.

Irá precisar de:
= 1,4kg de ameijoa
= 1 cenoura
= 2 cebolas médias
= 2 dentes de alho
= 1dl de azeite
= 1 folha de louro
= 0,5dl de vinagre
= sal, pimenta e salsa picada

Comece por lavar bem as ameijoas em água com sal. Reserve-as. Descasque a cenoura, lave e corte-a em tiras finas. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas finas. Pique o alho. Refogue ambos no azeite com a folha de louro. Adicione entao as tiras de cenoura e refresque com o vinagre. 
Escorra a ameijoa reservada e acrescente-a ao molho de escabeche. Deixe-os abrir e tempere de sal e pimenta. Sirva polvilhado de salsa picada.

Curiosamente, escabeche refere-se ao molho que é feito tendo como base um refogado feito com vegetais e vinagre que antigamente se usava para conservar alimentos durante meses. Além da salga e defumacao este método do escabeche era usado nos alimentos que seguiam nas caravelas portuguesas para o Brasil.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Invictus


Foi um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, com alguns erros é certo, mas uma pelicula simples e bem conseguida por Clint Eastwood. Um dos erros factuais comeca pelo suposto poema que Mandela envia a Francois Pienaar que na realidade foi um extracto do discurso de Theodore Roosevelt "The Man In The Arena" ao contrário do célebre "Invictus" que dá nome ao filme do poeta ingles William Henley. Apesar disso, o filme apresenta-se de forma subtil e elegante na sempre bem arrumada Brenda Mazikubo e a doce Mary. Morgan Freeman surge assim na sua imponente (olhem bem para o tamanho dele!) e benévola figura como o primeiro presidente negro da 'Africa do Sul que, com a sua paciencia e longanimidade consegue juntar o povo do seu pais num jogo que passa a ser apoiado nao só pelos sul-africanos brancos mas também pelos sul-africanos negros que até ali estavam divididos com as sequelas do apart-heid. Mais uma vez Eastwood a brilhar com um filme bonito que merece ser visto. Acreditem que vao aprender qualquer coisa de novo.

terça-feira, 2 de março de 2010

A minha máquina de fazer pao



Tal como prometido vou falar-vos da máquina de fazer pao (MFP) que escolhemos comprar. Depois de algum tempo a considerar precos e funcionalidades com uma longa folha de cálculos (literalmente!) optámos por comprar no eBay esta MFP da Morphy Richards modelo 48268 Fastbake. Penso que a nivel geral é muito parecida com outras de preco mais baixo, mas foi considerada como a melhor de 2008 pela revista Which? que analisa diversas marcas.

No entanto, as receitas que veem no manual de instrucoes da máquina nao sao das que mais me agradaram (demasiado óleo) e já pesquisei em vários blogues receitas para MFP que sao muito boas. Gostei bastante desta receita de pao frances. Mais tarde irei publicar algumas fotos do trabalho da MFP.