segunda-feira, 22 de março de 2010

Cozinha Asiática - Halo halo

As Filipinas (conjunto de ilhas) sao um pais oriental outrora encontradas pela armada espanhola liderada por Fernao de Magalhaes - navegador portugues - que ficou mais conhecido como Ferdinand Magellan.
Actualmente, as Filipinas sao um pais populoso com uma densidade populacional de cerca de 90 milhoes de habitantes.



Influenciada por cozinhas hispanica, chinesa e americana, nas Filipinas encontramos sabores muito familiares. Uma das sobremesas mais conhecidas e também encontradas noutros lugares quentes como na China, trata-se do Halo halo que na lingua oficial das Filipinas - o tagalo - significa batido/mexido.



Assim, esta sobremesa torna-se muito agradável em dias quentes e húmidos como é o clima natural das Filipinas. O facto curioso e enriquecedor é que, além dos ingredientes convencionais de um batido como o leite e o gelo, esta sobremesa é adornada de frutos mais exóticos preservados como a jaca (jack fruit); o fruto das palmeiras Arenga Pinnata (sugar palm fruit) cujo nome especifico nao sei bem em portugues porque, no Brasil existe várias espécies diferentes (acai, jurivá); o inhame muito semelhante á batata doce; milho doce; feijao. 'E esta a diversidade e riqueza que me agrada nesta sobremesa tao exótica.



Lista de ingredientes para o Halo halo incluem:

- 2 c. de sopa de kaong (fruta de jaca)
- 2 c. de sopa de fruta da palmeira nangka (arenga pinnata)
- 2 c. de sopa de pedacos de macapuno (coco em conserva)
- 2 c. de sopa de inhame em conserva
- 2 c. de sopa de milho doce
- gelo bem picadinho
- 2/3 de leite evaporado
- uma bola de gelado no topo (nao usámos)
- 2 c. de sopa de feijao vermelho (nao usámos)
- 2 c. de sopa de grao de bico (nao usámos)

 


Assim, num copo de sobremesa comece por adicionar a fruta de jaca, a fruta da palmeira que está disponivel em várias cores e os pedacos de coco. Adicione o doce de inhame, de seguida o milho doce, o feijao e grao. Por cima coloque o gelo fininho e dos lados verta o leite evaporado, mexa com uma colher de cocktail. No topo decore com a bola de gelado e está prontinho a servir. Experimentem, irao gostar. Como a minha amiga diz é "preciso ter uma lingua aventureira" mas, o mix de frutas e vegetais com o frescor do gelo harmoniza-se e é delicioso!

 
Resta-me dizer que existem várias outras formas de se fazer este tipo de sobremesa, e pode ser feito com outras frutas como melao, amoras, feijao da China (que já falei aqui), entre outros. Por exemplo, em Taiwan provámos esta sobremesa com feijao vermelho e a maneira de fazer é um pouco diferente.




Sem comentários: