Vivemos num mundo em que tanto se fala (e falou) sobre a imperatividade de salvar o meio ambiente, das toneladas de CO2 que sao emitidas para a atmosfera, da extincao e degradacao do habitat de espécies de animais e plantas em vias de extincao, do efeito de estufa, até mesmo da qualidade de vida dos humanos pela crescente escassez de alimentos e terra arável.
Vivemos num mundo onde o transporte aéreo cresce diariamente e comprar um bilhete de aviao tornou-se tao banal quanto comprar um bilhete de autocarro. Os avioes comerciais tornaram-se os "autocarros do ar". Assistimos a um crescimento enorme como em qualquer sector de actividade, mas mais uma vez é um crescimento pouco qualitativo. Fala-se de First, Business class, de members lounge, da qualidade do servico a bordo (leia-se cada vez mais decadente da classe económica - mas isso é outra história). O bilhete passa a ser electrónico (e-ticket) o que significa que (teoricamente) gastamos menos papel e todos contribuimos para o meio ambiente..., mentira.
Podemos até guardar o nosso bilhete electronico no telemóvel e mostrá-lo ás autoridades (pouco) competentes de modo a ajudar na preservacao do meio ambiente. Hummm, mentira. Ou pelo menos isso é ainda impossivel de se fazer num dos maiores aeroportos da Europa que movimenta milhoes de passageiros por ano como é o de Londres Heathrow (LHR). Pasme-se que o assunto é sério, parece brincadeira mas nao é, e quem deveria estar mais informado porque é esse o seu trabalho/dever/emprego nao o está e peca muito porque parece um marmanjo recrutado á última da hora onde nem sequer um security check ao seu CV/passado foi feito.
No momento de fazer o check-in para dois voos que tinha agendados (sendo um deles para LHR) tive a amiga-do-ambiente-ideia de imprimir o meu e-ticket frente e verso numa única folha branca A4. Além de poupar no gasto do papel poupamos no meio ambiente (okay tudo bem que andar de aviao nao é o melhor meio de se guardar o ambiente mas) pensem na quantidade de papel que se pouparia se todos imprimissem seus bilhetes electrónicos em ambos os lados de uma folha ao invés de se imprimir o mesmo em duas. Multiplicando por 1 milhao dá 500 mil folhas a menos!
No momento de deixar as minhas malas com a senhora do baggage drop em Lisboa comecam os problemas, primeiro porque a primeira reaccao que teve foi de riscar um dos lados da folha e segundo depois de ter reflectido no que tinha acabado de fazer deu-se conta da sua incerteza e azelhice. Lá gastou mais papel imprimindo um dos bilhetes para substituir o que já estava impresso.
Depois já em LHR, para o meu segundo voo o senhor ("emplumado" encarregado de tirar fotografia a cada passageiro e fazer o scan do código de barras do bilhete) disse que nunca tinha visto tal coisa e nem sabia se era aceitável (ignorancia extrema). Que nunca tenha visto é uma coisa agora saber se é aceitável devia saber na ponta da lingua. Depois de lhe perguntar sobre o que acontece com os e-tickets em telemoveis afirmou que "isso ali nao se fazia ainda".
De salientar que na minha minha viagem de ida a Lisboa por um aeroporto consideravelmente menor ninguém se colocou essa questao do "será que posso deixar esta pessoa passar com dois e-tickets numa só folha"? E todas as máquinas desse aeroporto mais pequeno funcionaram, ninguém se duvidou, se queixou ou resmungou.
Toda esta experiencia só mostra que a consciencia das pessoas (nomeadamente em aeroportos onde se espera mais avancos tecnológicos) ainda está muito fechada e pensar em accoes "verdes" e no ambiente ainda é coisa do futuro ou só para os ambientalistas.
Será que é preciso um grande abanao para estas pessoas acordarem da sua letargia?
(Imagem acima apenas a titulo de exemplo)
Trança recheada com maçã e canela
Há 5 semanas
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