quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sobre o Natal

E nesta época em que a maioria das pessoas anda atarefada, os centros comerciais quentinhos estao cheios, as ruas geladas e húmidas estao cravejadas de pessoas numa romaria para encontrar a prenda perfeita ou qualquer prenda para dar a alguém. Muitas pessoas se lamentam da correria das compras e do quebra-cabecas que é organizar uma lista e dos gastos a planear bem. Em muitos lugares no mundo as pessoas fazem créditos para poder pagar esses "luxos" de se poder dar (sobretudo) aos filhos ansiosos por aquela consola do momento ou o smartphone mais in, ou o jogo de computador que todos os amigos estao a jogar, etc. E tudo para um dia (em certos lugares uma noite) para celebrar em familia aquilo que a velha lenda dita que foi o nascimento do menino Jesus num dia frio em 25 de Dezembro.
A verdade é que hoje em dia já (relativamente) poucas pessoas celebram o Natal como nascimento de Jesus. Essa festa popularizou-se a tal ponto que já nao é mais a comemoracao do nascimento mas sim  uma ocasiao para a familia (muitas vezes única vez que se veem no ano) se reunir.
E esta festa tem sofrido grandes mutacoes ao longo da História, a tal ponto que de facto o 25 de Dezembro nao é, na realidade, a data de nascimento do menino Jesus. Nesta altura do ano podemos encontrar em vários jornais e revistas a verdadeira origem dessa data. Posto de maneira simples, essa era uma festa celebrada pelos pagaos (nao-cristaos) que marcava para alguns o solisticio de Inverno, para outros uma festa romana, e por ai adiante. Ora, como haviam muitas festas que calhavam nessa data, as igrejas do ocidente acharam que de modo a outros se "interessarem" pelo cristianismo era conveniente marcar no calendário o 25 como data de nascimento do menino. E ai temos de um modo muito simples como o Natal passou a ser festejado pelos que se dizem ser cristaos. Obviamente esta festa, como disse no inicio, tem sofrido óbvias mudancas: mais uma vez a colher foi espetada no prato do vizinho e ai temos a adopcao da figura mitológica do "pai Natal" (papai Noel no Brasil) dos paises escandinavos/nórdicos; a árvore de Natal também passou a constar do espólio natalino, só para nomear algumas das alteracoes mais conhecidas.

E com isto pergunto: nao é o natal uma grande farsa? Se Jesus nao nasceu no dia 25, se o Pai natal nunca existiu, se as prendas que damos aos nossos próprios filhos sao compradas (em alguns casos) com dinheiro que nao é nosso, se só passamos um dia por ano com nossa familia porque nos outros dias andamos demasiado ocupados com nossas tarefas, nao é isso tudo uma grande mentira?

'E certo que é bonito ver a familia junta: os sorrisos das criancas, o quentinho da lareira; é delicioso comer o bacalhau, o polvo, o perú recheado, os sonhos, as filhoses, as azevias, o bolo rei e rainha. Mas, e o que dizer do resto do ano, e daquelas pessoas que passam fome/necessidade todos os outros dias do ano? Nao andaremos todos a ser enganados pelo consumismo oportunista e por uma mentira enraizada já por muitas centenas de anos na sociedade humana?

Dá que pensar, e esta é uma óptima altura para meditar.
Espero e desejo a todos uns bons momentos com vossas familias, muita felicidade e saúde.


Truth only reveals itself when one gives up all preconceived ideas. ~Shoseki

 

(A verdade apenas se revela quando abandonamos ideias pré-concebidas.)


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que se faz?...

Quando ninguém tem tempo para nos ouvir, o que se faz? Quando nos chateiam com perguntas “o que fizeste a cada segundo do dia de hoje?”, “ja foste á casa de banho quantas vezes?” e outras parvalheiras como se tivessem o direito de saber a nossa vida privada inteirinha como se fossem parte de nossa consciencia, o que se faz? Quando estamos “under the weather” e tudo parece se virar contra nós, o que se faz? Quando só nos apetece sair do emprego onde se trabalha que nem escravo cravejado de hipócritas e graxistas, o que se faz? Quando nao temos tempo nem para comer nem dormir como pessoas decentes, o que se faz? Quando nos criticam por cada coisinha que fazemos, o que se faz? Quando nem a pessoa que pensamos gostar mais de nós nos liga nenhuma e ainda nos acha injustos e egoistas, o que se faz? Quando nao se tem a mae, o pai ou os maninhos para chorar no ombro, o que se faz?...



Autor anónimo


So true...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cai neve em Nova Iorque....

faz sol no meu pais... Oops nao, já nao. O sol deixou-nos e neva sem cessar. Os telhados e as calhas da água "estao que nem podem" e o peso do gelo e da neve é destrutivo.  Quando tudo derreter vai ser bonito sim, nem os botins de borracha nos vao ajudar!



Queremos que a neve acabe, já estamos com a neve pelos joelhos e pelos cabelos!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pedestrian Crossing

Já vos aconteceu caminhar pela rua mais movimentada da cidade onde centenas de pessoas atravessam ao mesmo tempo, o sinal de peoes está vermelho mas ainda assim tentam a vossa chance e eis que do nada vem um ciclista com um aspecto de maltrapilho, quase vos atropela e ainda vos insulta?!
Aconteceu-me hoje e foi tao chocante que nem tive reaccao! Humilhante e desrespeitoso. O tipo foi tao baixo nivel que assim que ele mandou uma asneira para o ar uma voz também masculina lhe deu resposta. Quem foi nao sei, porque no meio da confusao só queria sair dali.
É pena que nestas alturas a policia nao esteja por perto para testemunhar este tipo de comportamento anti-social. É certo que nao se deve atravessar com sinal vermelho, mas também é verdade que aqui estamos em pleno centro urbano pedestre. Os peoes devem ter sempre a prioridade, nao é 'a toa que quando ando de bicicleta na cidade tenho sempre em atencao os peoes e páro ou afrouxo quando alguém se "atira" na via mesmo quando o sinal está verde para mim. Já antes me aconteceu ter de parar bruscamente por alguém que "saltou" para a estrada e já antes apanhei "sustos" de alguém em bicicleta que quase me atropelava. Mas de modo algum o comportamento foi rude e bárbaro como este.

Nestas alturas penso seriamente que este tipo de pessoa violenta é aquela capaz de cometer um crime. Curiosamente esta manha várias ruas da cidade estavam fechadas porque durante a madrugada alguém foi ferido mortalmente. Andava este pilantra a fugir da policia?...



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aren't they gorgeous?



 
E como este ano a o pelo e a lã de carneiro está na moda achei que devia postar uma foto das ovelhinhas lindas da Casa Na 'Arvore!
 
 
 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Naan Bread


O naan bread é muito comum e apreciado na India: um pao levedado e espalmado de rico sabor e textura macia. Tradicionalmente é acompanhado de um curry (caril indiano).


Ingredientes:
  • 1 c. de chá de fermento em pó de padeiro
  • 1 c. de chá de acúcar mascavado
  • 200 g de farinha de trigo
  • ¼ c. de chá de sal
  • ½ c. de chá de fermento Royal 
  • 1 c. de sopa de óleo vegetal
  • 2 c. de sopa de iogurte natural
  • 2 c. de sopa de leite

1. Misture o fermento com uma colher de sopa de água quente numa tigela pequena. Adicione a colher de acúcar mascavado á mistura de fermento. Coloque a tigela num lugar quente por 5 minutos até que o fermento exiba uma espuma ao de cima.

2. Entretanto, prepare a massa. Numa bacia coloque a farinha, o sal e o fermento Royal. Misture bem. Junte o óleo, o iogurte, o leite e a mistura de fermento de padeiro. Misture tudo com uma colher. 

3. Amasse usando as nós dos dedos e vá embrulhando a massa. Continue amassando por 5-6 minutos até que a massa se apresente lisa e agregada numa bola grande. 

4. Humedeca um pano de cozinha e use-o para cobrir a bacia. Reserve num lugar aquecido/quente para que a massa levede por 10-15 minutos.

5. Pré-aqueca o forno a 140 graus.

6. Quando a massa estiver leveda (esponjosa e elástica). Polvilhe uma superficie com farinha. Divida a massa em 4 partes iguais e forme 4 bolinhas. Com um rolo de massa alise as bolas de massa de maneira oval com a grossura de um centimetro, tendo o cuidado para que nao fiquem demasiado finos.

7. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir a forno e coloque a massa em cima. Leve ao forno por 15 minutos até se apresentarem dourados e macios. Sirva quente acompanhado com caril.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bolinhos Rápidos


 A minha versao desta receita parece-se mais com queques, mas estes bolinhos podem ser assados numa simples folha de papel vegetal. 'Optimos para o café da manha ou da tarde...

Ingredientes:
¬ 1 chávena de chá de manteiga amolecida
¬ 1/2 cháveena de chá de acúcar 
¬ raspa de 1 limao
¬ 2 ovos
¬1 chávena de chá de farinha com fermento


Ligue o forno a 180graus. Corte quadradinhos de papel vegetal (ou use forminhas de queque) e reserve. Numa taca, junte a manteiga amolecida e o acúcar, mexa bem. Aromatize com a raspa de limao e junte os ovos, misture bem. Acrescente a farinha com fermento e mexa novamente.

Forre formas de queijadas com os quadrados de papel vegetal e com uma pequena colher-concha ou um funil distribua a massa.

Leve ao forno a cozer durante cerca de 10minutos. Depois de cozidos, retire-os do forno e das formas. Deixe arrefecer sobre uma grelha de aluminio/metal.



 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rhubarb Crumble



Crumble de ruibarbo é um clássico da cozinha inglesa muito apreciado e fácil de fazer. Podem se adicionar macas, passas, amendoas ou outros frutos secos consoante o gosto.


Ingredientes:

- 10 rebentos/paus de ruibarbo (usei apenas 6)
- 4 colheres de sopa de água
- 8 colheres de sopa de acúcar refinado
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 110gr de manteiga amolecida
- 110gr de acúcar mascavado
- 180-200gr de farinha de trigo


Modo de preparo:

1. Pré-aqueca o forno a 180 graus.
2. Corte os rebentos ruibarbo em pedacos e coloque-os num tabuleiro de ir ao forno, salpique com a água e o acúcar refinado e leve ao forno por 10minutos.
3. Uma vez bem cozido, retiro do forno e polvilhe com a canela e esmage o ruibarbo misturando-o.
4. ‘A parte envolva a manteiga na farinha com o acúcar mascavado para fazer a cobertura do crumble. Verta sobre o ruibarbo e leve ao forno por 35-45minutos até estar com uma cor douradinha e o recheio a borbulhar dos lados.
5. Deixe arrefecer um pouco e sirva com nata batida.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Em Leiria e Batalha

Num dia chuvoso com vista para o castelo...



E cinzento sob o grandioso Mosteiro...




O que ajudou mesmo foi o delicioso Mil Folhas de Café, numa pastelaria em Leiria:



hummm... simply the best.

domingo, 29 de agosto de 2010

Scones


Scones sao um tipo de pao rápido, sao simples, rápidos e versáteis. Deliciosos ao pequeno almoco ou como coffee-break.


 


- 350g de farinha com fermento
- 1/4 colher chá de fermento em pó
- 85g de manteiga
- 3 colheres de sopa de acúcar refinado
- 175ml de leite
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- sumo de limao
- 1 ovo batido para pincelar


Ligue o forno a 200 graus. Numa taca junte a farinha, o sal e o fermento em pó e mexa tudo. Derreta a manteiga por algum tempo até estar bem macia e adicione á mistura da farinha. Trabalhe com uma vara de arames até que o preparado se assemelhe a pao ralado. Adicione entao o acúcar.

Aqueca o leite no microondas por cerca de 30minutos até estar quente mas nao a ferver (costumo usar um jarro medidor como recipiente). Acrescente depois a baunilha e o sumo de limao. Entretanto forre uma forma rectangular com papel vegetal/manteiga que seja anti-aderente. 

No preparado da farinha faca um buraco e vá adicionando a mistura do leite e agora com alguma rapidez combine os dois. Polvilhe uma superficie de trabalho com farinha, verta a massa e dobre-a/amasse 2-3 vezes até que fique um pouco mais macia. Tem de ser rápido(a) porque como dissemos no inicio, este é um tipo de pao rápido que nao se quer muito amassado.

Agora irá precisar de um cortador de scones como estes:











Para fazer assim:




Poderá ainda adicionar algumas passas á massa e rapidamente envolve-las que dá um gostinho diferente. Outras opcoes sao amendoa laminada, canela, etc. 
Agora, com um rolo de massa aplane um pouco a massa como na imagem acima e com o cortador de 5cm vá cortando vários scones e coloque sobre o tabuleiro. Pincele com o ovo batido. 




Leve ao forno por 10minutos. Verifique se depois desse tempo nao estiverem cozidos e crescidinhos deixe estar por mais 5minutos até obterem a cor douradinha da imagem acima.

Sirva com compota de morango e creme maturado (clotted cream). 



Os morangos do Verao

A nossa producao de morangos deste Verao rendeu cerca de 3kg, nada mau para amadores =)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alguém se lembra (destes desenhos animados)?

'E bom recordar os velhos tempos em que saltava o muro da escola e ai a seguir estava a minha porta de casa. Tomava o meu lanche com o meu mano e ficavamos a assistir TV a tarde toda!

Nessa altura os desenhos animados eram giros, interessantes, trabalhosos (para quem os criava), podiamos ver todo o gosto que havia sido colocado ali. Os designers tinham amor ao que faziam concerteza, pois o mundo para onde esses desenhos nos levavam era um mundo fantástico de alegria e felicidade.

Actualmente as coisas nao sao bem assim, os desenhos infantis agora sao (quase) todos "electronizados", nao há gosto naquilo que se faz, porque quem faz sao as máquinas. E é pena que as criancas de hoje nao tenham acesso áquilo que "nós" tivemos. Nao tenho filhos mas (se) quando os tiver espero encontrar ainda disponiveis algumas destas reliquias do passado.

E assim á noitinha, depois do jantar, o meu mano e eu (e a minha mae!) viamos os desenhos animados da imagem ao lado com o maior gosto e expectativa. Nao havia acesso fácil a computadores como existe hoje é certo, mas eram lindos tempos que gostariamos que voltassem atrás. Os tempos em que, além da TV, era divertido passear pelos campos/florestas de bicicleta, descer encostas a pique sem medo de ser picado pelas silvas ou por alguma vespa ou bicho mau; tomar banho no Verao no tanque de água no campo do vizinho; fugir a sete pés do "Gigante" pincher da vizinha sempre que passávamos nessa rua; encontrar gatinhos bébés abandonados e dar-lhes casa, leite a biberon e conforto; fazer fatias douradas para o lanche.

Esses eram bons velhos tempos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Botas Outono/Inverno 2010

Na época de frio ainda por chegar as botas querem-se num estilo mais desportivo: com atacadores, pelo tornozelo ou meia-perna e com algum "pelo". Confiram.

AW 2010 bootsFashion Trends & Styles - Polyvore


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Framboesas com Dulce de Leche


Para criar este doce é muito simples, diria que a parte mais dificil será encontrar as framboesas.
Entao, uma vez adquiridas as framboesas bem vermelhinhas só precisamos de uma lata de dulce de leche (leite condensado caramelizado). 

Lavam-se os frutos e colocam-se no picador/batedor/máquina de batidos e depois verte-se o dulce de leche. Bate-se bem até que esteja bem misturado. E está pronto: verta sobre tacas pequenas e leve ao frio por algum tempo. 'E delicioso para o Verao, garantido! O sabor "agre" da framboesa é ideal com o leite caramelizado. Se quiser pode colocar o batido em forminhas de gelado e levar ao congelador. Os mais pequenos (e nao tao pequenos) vao adorar.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Green E-ticket

Vivemos num mundo em que tanto se fala (e falou) sobre a imperatividade de salvar o meio ambiente, das toneladas de CO2 que sao emitidas para a atmosfera, da extincao e degradacao do habitat de espécies de animais e plantas em vias de extincao, do efeito de estufa, até mesmo da qualidade de vida dos humanos pela crescente escassez de alimentos e terra arável.



Vivemos num mundo onde o transporte aéreo cresce diariamente e comprar um bilhete de aviao tornou-se tao banal quanto comprar um bilhete de autocarro. Os avioes comerciais tornaram-se os "autocarros do ar". Assistimos a um crescimento enorme como em qualquer sector de actividade, mas mais uma vez é um crescimento pouco qualitativo. Fala-se de First, Business class, de members lounge, da qualidade do servico a bordo (leia-se cada vez mais decadente da classe económica - mas isso é outra história). O bilhete passa a ser electrónico (e-ticket) o que significa que (teoricamente) gastamos menos papel e todos contribuimos para o meio ambiente..., mentira.


Podemos até guardar o nosso bilhete electronico no telemóvel e mostrá-lo ás autoridades (pouco) competentes de modo a ajudar na preservacao do meio ambiente. Hummm, mentira. Ou pelo menos isso é ainda impossivel de se fazer num dos maiores aeroportos da Europa que movimenta milhoes de passageiros por ano como é o de Londres Heathrow (LHR). Pasme-se que o assunto é sério, parece brincadeira mas nao é, e quem deveria estar mais informado porque é esse o seu trabalho/dever/emprego nao o está e peca muito porque parece um marmanjo recrutado á última da hora onde nem sequer um security check ao seu CV/passado foi feito.


No momento de fazer o check-in para dois voos que tinha agendados (sendo um deles para LHR) tive a amiga-do-ambiente-ideia de imprimir o meu e-ticket frente e verso numa única folha branca A4. Além de poupar no gasto do papel poupamos no meio ambiente (okay tudo bem que andar de aviao nao é o melhor meio de se guardar o ambiente mas) pensem na quantidade de papel que se pouparia se todos imprimissem seus bilhetes electrónicos em ambos os lados de uma folha ao invés de se imprimir o mesmo em duas. Multiplicando por 1 milhao dá 500 mil folhas a menos!


No momento de deixar as minhas malas com a senhora do baggage drop em Lisboa comecam os problemas, primeiro porque a primeira reaccao que teve foi de riscar um dos lados da folha e segundo depois de ter reflectido no que tinha acabado de fazer deu-se conta da sua incerteza e azelhice. Lá gastou mais papel imprimindo um dos bilhetes para substituir o que já estava impresso.


Depois já em LHR, para o meu segundo voo o senhor ("emplumado" encarregado de tirar fotografia a cada passageiro e fazer o scan do código de barras do bilhete) disse que nunca tinha visto tal coisa e nem sabia se era aceitável (ignorancia extrema). Que nunca tenha visto é uma coisa agora saber se é aceitável devia saber na ponta da lingua. Depois de lhe perguntar sobre o que acontece com os e-tickets em telemoveis afirmou que "isso ali nao se fazia ainda".


De salientar que na minha minha viagem de ida a Lisboa por um aeroporto consideravelmente menor ninguém se colocou essa questao do "será que posso deixar esta pessoa passar com dois e-tickets numa só folha"? E todas as máquinas desse aeroporto mais pequeno funcionaram, ninguém se duvidou, se queixou ou resmungou.


Toda esta experiencia só mostra que a consciencia das pessoas (nomeadamente em aeroportos onde se espera mais avancos tecnológicos) ainda está muito fechada e pensar em accoes "verdes" e no ambiente ainda é coisa do futuro ou só para os ambientalistas.


Será que é preciso um grande abanao para estas pessoas acordarem da sua letargia?

 
(Imagem acima apenas a titulo de exemplo)

sábado, 29 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um olhar pelo Nordeste de Portugal


Vista da Igreja através de uma das ruas de Torre de Moncorvo

A iguaria de Torre de Moncorvo: Amendoas Cobertas

Vista do rio Douro por entre montanhas próximo de Foz Coa

Lugar mais próximo da fronteira com Espanha entre os distritos de Braganca e Guarda: Barca de Alva


Douro Vinhateiro

=)

sábado, 15 de maio de 2010

Sugestao para como usar um body

Os bodies voltaram a estar em voga e sao pecas que funcionam mais ou menos como um top, só que, obviamente sempre por dentro do que se usa na cintura.



sábado, 1 de maio de 2010

Bring back the 60's


Love the shoessszzzzzzz!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Accessorize...

...yourself. Muitas flores e temas romanticos continuam a embelezar as tendencias desta Primavera/Verao 2010. Experimente usar alguns destes accessórios com pecas de roupa que sejam mais lisas/básicas. Todos os acessórios seleccionados a menos de 15€.



All Aboard...

Uma das tendencias que mais gosto nesta Primavera/Verao 2010 sao os temas "marinhos" (nautical). Quando era pequena lembro-me de ter um vestido ás riscas com um veleiro que gostava muito. Aqui ficam algumas ideias para o vosso look náutico.


Amo o vermelho (dos sapatos) aliado ao azul real/cobalto (do vestido)! Uma opcao ao salto alto sao as bailarinas de cor marfim (sao tao bonitinhas!). A bracelete imita uma corda de marinheiro e os brincos dao um ar mais sério e clássico. Espero que gostem. =)



terça-feira, 27 de abril de 2010

Simple & Sweet...

E porque a Primavera chegou com muita forca (ai qué calooorrr!!) aqui fica uma proposta para uma saida mais descontraida, com pink nude e flores 'a mistura.



quarta-feira, 21 de abril de 2010

Your flight is cancelled

A minha relacao com avioes nunca foi muito simples: é mais uma relacao de amor-ódio. E nao devo ser a única a pensar assim...


Acho-os pecas de engenharia lindas e admiráveis, era capaz de passar tardes inteiras a olhar para eles no miradouro de um aeroporto, observando as semelhancas nos modelos, as cores, o contraste entre o céu e a máquina, cada matricula e o nome de cada aeronave. Até já cheguei a ciclar até um aeroporto para ver os avioes aterrar e levantar voo. Mas, sempre que a necessidade de voar é mais constante fico nervosa, ansiosa, o meu relógio biológico desregula-se, tenho flashes de calores, frio e suor tudo ao mesmo tempo. Nao tenho outra hipótese senao entrar na imperfeita máquina, sim imperfeita, porque sempre precisa de manutencao regular, as pecas enferrujam, a electrónica avaria, et cetera. Enfim, lá entro, sempre de sentimentos divididos (que bom! vamos de férias! - ou - que bom! mudar de ares, conhecer outros lugares!) a pensar que sempre podia ir de comboio ou barco e fazer disso uma aventura totalmente nova, uma experiencia a testar que ainda nao concretizei. De cartao de embarque na mao o melhor mesmo é entrar e tirar proveito de mais uma viagem na "montanha russa" que nunca se sabe onde vai parar.

E é desses momentos que agora sinto saudades ironicamente, preciso sair daqui! Todo o rebolico á volta de um vulcao na Islandia (com um dos nomes mais complicados que se podia arranjar - nao podiam chamar-lhe apenas Eyja ou Laika?) e pequenino! Sim, porque nao é nenhum Pinatubo nem nehum Etna. Seja de que modo for, está comprovado que os vulcoes podem causar um enorme impacto na vida diária dos humanos. A forca da natureza mostra quao frágeis somos e até mesmo a aldeia global em que vivemos nao ajudou muito nesta situacao. Nao estávamos preparados para tal acontecimento.

A interrupcao aérea levou a aeroportos e pistas fantasmas onde quase nem se viam os técnicos da manutencao. Mesmo Frankfurt ficou deserto. Quem diria que as cinzas de um vulcao na Islandia levariam a uma paragem total dos grandes aeroportos europeus, excluindo Madrid? Ironicamente o único voo internacional com saida do Reino Unido foi exactamente para... a Islandia. A ansiedade sentida por muitos em querer chegar a casa e nao poder fez-me lembrar a minha ansiedade (negativa) sempre que tenho de voar. E no meio de tudo isto surge a minha antitese, do meio do nada surge a minha ansiedade de querer voar e de sair daqui.

Portanto, da próxima vez que voar nao vou ficar ansiosa 1. porque pode haver mais uma nuvem de cinzas que irá impedir toda Europa de voar, e 2. porque finalmente tenho as minhas bem merecidas férias, ou uma escapadinha para qualquer outro lugar.

E tudo isto gracas a esta maravilha da tecnologia que é o nosso amado/odiado aviaozinho.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pé De Moleque aka Nougat aka Pinha



Esta iguaria tao presente em (todos) paises lusófonos é tao simples de se fazer que ainda nao sei como as fábricas que fazem estas "pinhas" ainda nao abriram falencia. Os ingredientes sao bem básicos e simples ao contrário dos nougat de amendoim de compra que veem com muitos conservantes e aditivos. Como já mencionei antes o acúcar escuro é preferivel ao branco porque é menos quimico e mais saudável, em termos de sabor é igualmente doce.


 
O pé de moleque é um daqueles doces que todas as maes deveriam saber fazer porque todas as criancas adoram, lembro-me bem das pinhas de amendoim de quando era crianca!


Para confeccionar uns quantos Pé de Moleque precisará de:

- 1 c. (sopa) de manteiga

- 500g de amendoim (ginguba)

- 250g de acúcar mascavo (sim aquele acúcar castanho escuro mesmo)

- água a ferver q.b.


Comece por esmagar os amendoins num almofariz.










De seguida leve a manteiga ao lume numa frigideira e assim que estiver derretida adicione os amendoins e mexa bem.







Junte o acúcar mascavo aos amendoins e desfaca os grumos envolvendo bem. Depois disso adicione água a ferver o suficiente para tapar os amendoins e a mistura comecará a borbulhar.
Agora é só deixar o doce se ir apurando. Mas como saber quando está pronto. Muito fácil! Quando o liquido se tornar pastoso e mais agarrado á colher de pau significa que está quase pronto. Para se certificar coloque água fria numa tigela e derrame um pouco de caldo do amendoim na água. Caso o caldo se torne numa bola (semelhante a um rebucado) em contacto com a água isso quer dizer que já está pronto o seu pé de moleque! 



Tenha pronto um tabuleiro ou uma superficie fria untada de manteiga e espalhe o doce sobre o mesmo. Deixe arrefecer um pouco e depois corte em quadradinhos. 



E já está! E agora será que ainda há alguém que prefira comprar este doce do que faze-lo???