quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cheesecake de Morango - as minhas versoes

Estes sao dois exemplares que fiz no inicio deste ano e achei que seria interessante deixar as fotos - que por pensar que já estariam apagadas nao as postei antes, mas finalmente encontrei-as nos lugares mais reconditos de uma memória SD.
Aqui como já mencionei nas primicias deste blog encontrarao a receita do cheesecake.


E a propósito de receitas, a minha querida momy ofereceu-me um bonito e bem encadernadinho livro de Receitas de Culinária composto de centenas de números de revistas de culinária que ela tinha em casa e nao usava! Foi uma magnifica ideia.
Portanto, maos 'a obra e tempinho e terao muitas noticias das minhas experiencias no meu atelier de cozinha! =)

Eis o primeiro cheesy:



E o segundo:



Beijos a todos e comam muitos doces!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Streusel de Morango

Como já tinha saudades de escrever na minha casinha lembrei-me desta receita que fiz há pouco tempo para um casamento e da qual gostei muito. A especialidade é um cruzamento entre crumble e bolo, simplesmente delicioso. Depois de o ter feito distraída como sou nem me lembrei de tirar fotos para vos mostrar. Por agora deixo a receita e mais tarde hei-de postar algumas fotos. A receita foi tirada da revista inglesa You de Março de 2008. Este bolo pode ser feito com morangos ou frutos silvestres.

Para 6-8 pessoas

Ingredientes:

- 150g de amêndoas inteiras ou picadas

- 150g de açúcar cristal

- 150g de farinha com fermento

- 1-2 colheres de chá de canela

- 1 ovo- 250g de morangos ou frutos silvestres

Para este bolo vai precisar de 1 forma rectangular de 35cmx10cm de diâmetro com 4cm de profundidade ou 1 tarteira redonda de fundo amovível de 20cm.

Comece por untar a tarteira tomando cuidado especial com os cantos. Se usar amêndoa inteira (que de facto tem mais qualidade do que a já ralada de compra) passe-as no picador. De seguida, num recipiente junte a amêndoa com o açúcar, a manteiga, a farinha, a canela e o ovo até ficarem bem ligados. Divida a massa em 2 metades iguais. Espalhe uma delas sobre o fundo da tarteira com a ajuda de um garfo molhado. Cubra com os morangos ou frutos silvestres e de seguida tape com a outra metade da massa que sobrou.

Leve ao forno a 180°C durante 40-60min. O topo deve apresentar-se firme e douradinho. Se acha que está a ficar seco demais antes de estar cozido cubra com papel de alumínio 40minutos antes do fim do tempo de cozedura.

Pode servir-se acompanhado de creme fraiche ou bola de gelado. =)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

Tarte de Amendoas Mel e Limao

Esta receita foi retirada da revista espanhola Cosas de Cocina. E' muito rica em sabor e uma deliciosa experiencia na cozinha.

Ingredientes:

- 100g de manteiga
- 2 copos de iogurte grego natural (ou simplesmente iogurte natural)
- 6 colheres de sopa de mel
- 350g farinha
- 1 pitada de fermento
- 100g de amendoa ralada
- 50g de amendoa inteira
- 1 colher de chá de canela
- 3 ovos
- raspa de 1 limao
- 3 colheres de chá de sumo de limao
- 150g de acucar
- 1/2 copo de sumo de laranja
- 2 copos de água

Pre-aqueca o forno a 180graus.
Comece por misturar a manteiga á temperatura ambiente com o mel num recipiente. Adicione os ovos, a farinha e o fermento envolvendo bem. De seguida junte o iogurte e continue a misturar bem. Tenha a amendoa ralada pronta e acrescente-a também. Junte a raspa do limao e bata bem. Ao sumo do limao misture a canela e verta o liquido para o preparado anterior.

Assim fica pronta a massa da tarte. Agora só precisa barrar com manteiga uma forma rectangular de bordas altas e polvilhá-la com farinha. Verta a massa para esta forma e alise bem a superficie de modo que fique direita. Sobre esta cama de massa disponha as amendoas inteiras. Leve ao forno por 30min. até estar cozida.

Entretanto esprema o sumo da laranja e leve ao lume junto com o acúcar e os 2 copos de água. Deixe cozer durante 10min. até obter um liquido mais ou menos homogéneo.
Quando retirar a tarte do forno verta esta cobertura sobre a mesma. Deixe arrefecer e desenforme. Corte pequenos quadradinhos e sirva.


Espero que apreciem.

=)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bolo Vicentino


Este delicioso bolo húmido de chocolate é muito fácil de fazer e óptimo para quem gosta de bolos com cobertura. A receita foi-me dada pela minha amiga R.


Ingredientes:

- 8 ovos

- 300g de chocolate negro (min. 75% de cacau)

- 200g manteiga

- 200g acucar

- 1 copo pequeno de leite

- 2 colheres de sopa de farinha com fermento


Comecamos por dissolver o chocolate numa cacarola junto com a manteiga e o leite mexendo sempre á medida que se adicionam os ingredientes para que estes possam se fundir bem (o chocolate tem de absorver a manteiga e o leite).

'A parte misturam-se as gemas com o acúcar e separam-se as claras que se batem em castelo.

O preparado das gemas junta-se ao chocolate na cacarola mexendo sempre. Em seguida, junta-se as claras batidas alternando com a farinha. Mistura-se o preparado com movimentos de baixo para cima.

Unta-se uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha. Verte-se uma porcao menor do preparado para a forma que vai a cozer ao forno a 200graus por alguns minutos até se apresentar cozido por fora mas húmido (mal-cozido) por dentro. A outra porcao menor do chocolate leva-se ao frigorifico. Desenforme quando frio e verta a calda de chocolate sobre o bolo.


Espero que gostem. =)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tarte de Fruta

Esta tarte é bem simples e muito deliciosa.


Para confecciona-la só necessita de 2 a 3 peras e macas; doce de fruta (morango, framboesa, laranja... o que mais lhe apetecer) e massa folhada. Retire-lhes a pele e corte-as em meia-luas.

Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa numa superficie polvilhada de fainha e coloque a massa estendida numa tarteira. Espalhe entao um pouco de doce sobre a massa e por fim adicione a fruta decorando. E pronto! E' saudavel e ligeira.


Adicionei uma metade de 1 nectarina no centro. Espero que gostem! =)


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Caça À Receita - Queijadas Santos



Chegou o momento tao esperado de revelar o secreto ingrediente destas magnificas queijadinhas! Esperemos que nao tenha sido muito "dolorosa" a espera e que tenha valido a pena!


Pois é o ingrediente especial tao aguardado pode nao impressionar muitos de vos mas a verdade é que eu tinha largas quantidades deste no meu frigorifico e o meu E. como nao gosta de deixar estragar coisas teve esta brilhante ideia de utilizar este recurso!


E' verdade que basicamente sao queijadas como as de iogurte que a Elvira mostra no seu blog como mencionei nas Queijadas De Iogurte mas, o que as torna singulares é este ingrediente-chave que substitui o iogurte e lhe da um sabor totalmente diferente!


Procurei em varios sitios na internet e livros e nao encontrei em lugar nenhum, portanto assumi que tinhamos criado uma nova receita e dai esta nova rubrica! Se alguem tiver conhecimento previo desta receita por favor levante a mao!


Ora, o ingrediente especial meus caros amigos, é uma embalagem de 200g de queijo Philadelphia!!!!
Surpresos?? Talvez nao... talvez alguem ja tivesse pensado nessa possibilidade... mas como ninguem se pronunciou espero ter-vos surpreendido!


Experimentem a receita e vao ver que vao gostar!


E assim fica concluida esta primeira receita da Caça 'a Receita!

sábado, 5 de julho de 2008

Caça À Receita - Queijadas Santos

E' tempo de revelar mais ingredientes destes belos queques. Já referimos 200g de acucar, e agora adicionem por favor 100g de farinha; 2 ovos, 50 g de manteiga e....

....bem, e o resto.... os restantes ingredientes ficam para a próxima... =)

Obrigada a todos pela visita!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Paris, France - parte II

E agora caros amigos, mais uma paragem no livro das memórias... em Paris. E como tal, aqui está o postal de entrada nesta enérgica cidade:


Além da Eurodisney é tempo de visitar o Museu do Louvre, algo que eu nunca antes tinha feito embora, ja tivesse estado em Paris por várias vezes. De facto, é uma visita que recomendo e nada cara, porque cada bilhete de adulto custa €9 e os estudantes nao pagam bilhete! Adicionalmente temos oportunidade de ver obras de arte mundialmente famosas como esta escultura que aparece em todos os livros de História:


Vénus de Milo


Passando pelo periodo egipcio que para mim é dos mais interessantes. Sempre foi a minha matéria favorita a História: civilizacao egipcia pela cultura deles tao esteticamente criada, veja-se as múmias que eles embalsamaram e ainda hoje resistem perfeitas como se o tempo nao passasse por elas. Todos os objectos da vida diária desde joalharia, artesanato: bancos e caixinhas de madeira; mesas de jogos variados, carrinhos de brincar; roupas, etc me fascinam. Inclusivamente, encontramos uma régua do ministro das Financas do rei Tutancamon! Imagine-se! Nao há dúvida que de todas as civilizacoes os egipcios foram os mais estéticos e dos mais inteligentes pois fazem parte das civilizacoes mais antigas.

E aqui fica directamente do Louvre, a imagem de gatos embalsamados da exposicao egipcia:

(é isso mesmo leram bem, sao realmente cadáveres de gatos que estao dentro do sarcófago em forma de gato!)


E como nao podia deixar de ser, uma obra que dispensa apresentacoes, conhecida mundialmente pelo seu mistério, ninguém sabe se ri ou chora, a famosa Gioconda por Leonardo Da Vinci:

Digamos que esperava mais desta obra, trata-se de um quadro relativamente pequeno, de cores pouco nitidas que camuflam a imagem da figura dando a sensacao que a pessoa retratada surge tenuamente destas cores mal definidas. Assim as condicoes para a indignacao quanto a se ri ou esta triste estao plenamente conseguidas, podendo até mesmo dizer-se que nao se consegue definir se a figura representada é feminina ou masculina embora se diga commumente que é uma mulher...

O Louvre é um museu enorme que se divide em várias exibicoes, com 3 niveis sendo que nos pisos mais baixos encontramos a civilizacao grega, egipcia, babilonica, romana, pintores e esculptores franceses. Seguem-se as obras de arte de pintores italianos, espanhois, franceses, holandeses e alemaes.

Bem, esperemos que lhes tenha agradado esta mini-viagem no tempo e na Historia da Arte. =)

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Caça À Receita: Queijadas Santos

Muito bem carissimos leitores vamos la revelar um pouco sobre os ingredientes destas queijadinhas unicas!

Resolvi mostrar-vos mais uma foto que faça jus a estes bons docinhos! Ihih e aqui està ela:


Devo dizer que estas queijadas podem se categorizar como hibridas: metade queijada - por ser hùmida - e metade queque pela sua consistencia fofa.

Entao vamos la, cadernos e caneta na mao, o primeiro ingrediente é:
200 gr de açùcar
!

Até aqui tudo bem, ingrediente comum na confecçao de queijadas, mas hà mais!!! E sobretudo ha algo que marca a diferença, mas fiquem atentos ao proximo ingrediente! Eheh =) Nao percam mais uma revelaçao do proximo ingrediente!

domingo, 29 de junho de 2008

Caça À Receita: Queijadas Santos

Desta vez vou inovar e promover alguma dinamica na divulgacao desta fresquissima receita ;)...

Estas queijadinhas sao frescas e consistentes ao mesmo tempo. Optimas para um lanche com as amigas, para o pequeno-almoco ou simplesmente acompanhar um cafe ou cha. A receita é inovadora e por essa razao vou trazer os ingredientes à Casa Na Àrvore a pouco e pouco. Basta que (quem estiver interessado em ter a receita - e garanto que vale a pena!!) và tomando nota à medida que os ingredientes por aqui vao surgindo! =)

Espero que se divirtam nesta nova rubrica Caça À Receita!

Doce da Casa

Este foi o resultado da minha confeccao do Doce da Casa tao vulgarmente conhecido nos restaurantes portugueses! E devo dizer que é muito agradavel para dias quentes.
Este doce é composto por 3 camadas diferentes. Pode fazer-se com leite creme como base ou pudim flan. Optei por fazer o flan e coloquei-no nas tacinhas. A segunda camada é a célebre bolacha Maria molhadinha no cafe. Por fim batem-se 200ml de natas e 2 claras em castelo que se misturam e adicionam-se à bolacha. Se quiser pode decorar com pepitas de chocolate ou amendoa ralada. =)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Paris, France - parte I

Ola a todos amigos blogueiros e blogueiras!

Ja estamos de volta mas com pouco tempo para escrever... uffa!!

Visitamos varios locais dos quais nesta parte I irei falar de apenas um deles, porque isto da pano para mangas! E o jantar esta ainda por fazer... ihih

Entao para comecar a primeira paragem destas merecidas ferias foi aqui:

Ah é tao bom ser crianca!

Ehehehe 'E sempre uma experiencia diferente a cada vez que se vai à Eurodisney, mesmo que ja se tenha visitado umas 20 vezes eheh! Este ano existem novas diversoes como o Small World, um circuito de barco para um mundo de meninos e meninas de todos os paises. O Buzz Lightyear tambem foi modificado: agora podemos fazer tiro ao alvo ao malvado Zurg.

Para aqueles que nunca foram à Eurodisney as atraccoes que aconselho e que nos experimentamos sao a montanha russa (tem pouco de russa =)) do Indiana Jones com um loop:

O comboio maluco dos mineiros que para mim é um dos mais divertidos:

O Space Mountain onde somos enviados numa missao para o espaco de luzes apagadas! Agarrem-se bem, porque somos bem achocalhados!


Ao fim do dia a Disney torna o sonho das criancas mais real e as varias personagens das historias "saem dos livros" e desfilam na Parada da Disney. Para os mais pequeninos vou deixar aqui uma foto dos fofinhos Mickey e Minnie e Pato Donald:

Em breve postarei mais novidades fresquinhas!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ferias!!!!!!!!!!

Leiria - Vista da Praca da Fonte Luminosa para o castelo de Leiria.

Amiguinhos,
A Casa Na Arvore vai de ferias mais uma vez mas voltara em breve!!! Ate la espero que se divirtam e concerteza muitos de vos tambem estarao de ferias aproveitando o bom tempo.
As malas ja estao prontas. Voltaremos logo com novidades e fotos de mais uma aventura.... ja ha muito tempo que nao saia daqui.... =) ha 2meses! rsrsrsrs


domingo, 1 de junho de 2008

Queijadas de Iogurte

Este fim de semana experimentei esta deliciosa receita de Queijadas de Iogurte tirada do Elvira's Bistrot em forminhas de papel. Resolvi copiar esta receita porque me pareceu muito facil e rapida, optima para mim que ando sempre atarefada. Alem disso pareceram-me muito saudaveis. A conclusao 'e que sao de facto muito boas e o iogurte 'e optimo porque torna-se uma queijada ("iogurtada") light, sem ingredientes extremamente caloricos que em excesso nos fazem tanto mal. E o melhor 'e que sao super faceis e rapidas de fazer. Aconselhaveis para qualquer crianca dos 5 aos 100! =)

Utensilios essenciais:
  • Forminhas de papel
  • Forma de queques
Pre-aqueca o forno a 180graus. Misture 200g de acucar com 2 ovos, adicione 50g de manteiga derretida e bata a mistura bem. Adicione 100g de farinha e 500ml de iogurte natural. Misture tudo muito bem e depois 'e so verter nas forminhas de papel e ja esta! Facil e rapido.

Espero que gostem! =) E obrigada 'a querida Elvira pela receita.


terça-feira, 27 de maio de 2008

domingo, 25 de maio de 2008

Banoffee Pie


Esta 'e uma boa sobremesa para tomar com cafe ou cha... =)

Para a base:
  • 200g de bolacha digestiva (de aveia)
  • 100g de manteiga

Derrete-se a manteiga e verte-se para um recipiente ja com a bolacha derretida. Envolve-se tudo muito bem e coloca-se numa forma de bolo de fundo amovivel. Leva-se ao frigorifico.

Para o recheio:


  • 100g manteiga
  • 1 lata leite condensado
  • 2 bananas
  • 200ml de natas
  • chocolate ralado

Derrete-se a manteiga e junta-se o leite condensado mexendo sempre ate ferver. Verte-se para a base de bolacha e leva-se de novo ao frio para solidificar. Depois 'e so bater as natas em chantilly, cortar as bananas 'as rodelas e decorar a tarte. Por cima coloca-se o chantilly e mais pedacos de bananas para decoracao e o chocolate ralado.

Et voila!

Em que cidade se encontra este obelisco e qual o seu nome?

Aqui fica mais um quebra-cabecas para os viajantes e amantes de Historia... =)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A Publicidade que nos faz rir!

Bem, este clip de video publicitario foi-me enviada ha algum tempo. E como a malta na Casa Na Arvore gosta de Marketing e Publicidade resolvi publicar este excelente video.

Nao so a marca soube criar um anuncio original aliando o branco e o negro, as cores que com este detergente nao esbotarao com a lavagem, mas tambem fazer-nos rir com a inteligencia "sedutora" da senhora e o ar patetico do coitado que "entra" na maquina de lavar roupa. E claro, o resultado 'e algo inesperado e bem pensado!

Deem uma olhadela que vale a pena! :0)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Em que pais e edificio se encontra esta inscricao?

Dois camaroezinhos virtuais para quem acertar...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A todos os Amigos e Visitantes da Casa Na Arvore

O meu sincero obrigada por visitarem a nossa casinha e por aqui deixarem uma marquinha da vossa presenca. 'E bom ver que pessoas falantes de lingua portuguesa (ou de outras linguas) de todos os cantos da Terra teem frequentado este lugarzinho!
E como a Primavera e o calor ja estao bem presentes entre nos quero deixar aqui um docinho bem fresquinho para adocar a boca de todos:

Esta 'e uma 100% natural mousse de morangos! Hummm que delicia! E foi tirada do Fogao do Kuka, a quem agradeco!

Aproveitem bem o calor e as ferias!!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Duque da Vitoria (por D. Joao VI - 1812) ou Duque de Wellington



Este obelisco foi erigido no Phoenix Park em Dublin como homenagem ao primeiro Duque de Wellington pela sua vitoria frente a Napoleao Bonaparte na batalha de Waterloo. O mais interessante 'e que este monumento se encontra em Dublin, na Irlanda, porque o duque de Wellington era irlandes.
Alem disso, comandou batalhas na peninsula Iberica sendo conhecido em Portugal por nomes como Duque da Vitoria, Conde de Vimeiro e Marques de Torres Vedras.

De facto, o verdadeiro nome do primeiro duque de Wellington era Arthur Wellesley (1769-1852).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

"O Misterio da Estrada de Sintra" de Eca de Queiroz


Eca de Queiroz, como ja o disse, para mim um dos maiores escritores portugueses de sempre. Ao ler o supracitado livro encontrei um dialogo entre duas personagens que mostra o conhecimento e a qualidade excepcionais da escrita de Eca (e Ramalho).


Neste excerto duas personagens sao mencionadas: o capitao ingles Rytmel e o frances Perny. Discute-se a conquista da India pelos ingleses e as suas consequencias... mas o que 'e fascinante 'e a forma critica do discurso de Perny que ainda hoje 'e valida apesar de ter sido escrita ha mais de um seculo!...


Excerto de "O Misterio da Estrada de Sinta" de 1870 por Eca de Queiros em conjunto com Ramalho Ortigao.


"Um dia fallava-se da India. Rytmel dizia a transformação fecunda que aInglaterra lhe tinha feito. Uma grande risada interrompeu-o. Era Perny.
--Ri-se? disse Rytmel, levemente pallido.
--Rio-me? Estalo de riso, tenho apoplexias de riso. Que _transformaçãofecunda_ fez a Inglaterra á India? A transformação da poesia, daimaginação, do sol, n'uma coisa chata, trivial e cheia de carvão. Euestive na India, meus senhores. Sabem o que fizeram os transformadoresinglezes? A traducção da India, poema mysterioso, na prosa mercantil do_Morning Post_. Na sombra dos pagodes põem fardos de pimenta; tratam agrande raça india, mãe do ideal, como cães irlandezes; fazem navegar nodivino Ganges paquetes a tres _schellings_ por cabeça; fazem beber ás_bayaderas_, _pale ale_, e ensinam-lhes o jogo do _criket_; abrem_squares_ a gaz na floresta sagrada; e, sobre tudo isto, meus senhores,desthronam antigos reis, mysteriosos, e quasi de marfim, e substituem-n'ospor sujeitos de suissas, crivados de dividas, rubros de _porter_, quequando não vão ser forçados em _Botany-Bay_, vão ser governadores daIndia! E quem faz tudo isto? Uma ilha feita metade de gelo e metade derosbeef, habitada por piratas de collarinhos altos, odres de cerveja!"
Digam la que isto nao 'e arte, hein?!...

terça-feira, 15 de abril de 2008

County Dublin, Irlanda

No fim de semana passado a Casa Na Arvore esteve em Dublin na Irlanda... digamos do sul.

Visitamos o distrito de Dublin. Na parte norte viajamos ate a aldeia de Howth, no centro como nao podia deixar de ser visitamos a cidade de Dublin e a sul percorremos as montanhas de Dun Laoghaire. De referir que neste ultimo havia de facto pequenas baias onde mergulhadores ensinavam esta arte. Pequeninas praias de areia amarelinha pudemos pisar que concerteza fazem a delicia de quem la mora. Em certos lugares as casas quase que tinham sido construidas em cima do mar! O efeito de estufa vai-se fazendo sentir a cada dia que passa para os habitantes.
Tal como no Reino Unido, aqui conduz-se 'a esquerda, mas ja nao se usam milhas mas sim quilometros nos sinais de transito. E tal como na "Europa" aqui tambem se usa o Euro.

'E um lugar verde que nos lembra Portugal nao so pelas suas paisagens, mas tambem pelas suas gentes: de pele, cabelo e olhos mais escuros. Por outro lado, quando olhamos para todos os pubs que aqui se "enraizaram" nao ha duvida que os ingleses tomaram conta desta ilha. E digo enraizar porque de facto, todos eles teem um aspecto de velha guarda que se acomodou ali desde 1700.

Norte de Dublin - montanhas na aldeia de Howth

Cidade de Dublin - Monumento de grande controversia. Suposto ser erigido pela comemoracao do milenio, mas apenas em 2003 foi implantado na cidade.
Dun Laoghaire - parte sul do distrito de Dublin.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O Porto

Simplesmente sublime a cidade do Porto!

Falo-vos do Porto, porque o meu E. vai estar la nos proximos dias e como gosto tanto de ambos resolvi escrever.

Cidade linda, com pessoas acolhedoras e amigaveis! Os edificos antigos fazem-me lembrar Paris. Aqui a modernidade e o antigo/tradicional estao de maos dadas.

Cidade que viu nascer um dos maiores musicos lusos Rui Veloso; o meu escritor de prosa favorito Eça de Queiros e o interessante filosofo Agostinho da Silva.

domingo, 6 de abril de 2008

Pao Caseiro


Este fim de semana decidi usar a farinha que tinha comprado propria para fazer pao e coloquei maos 'a obra. Aqui ficam os ingredientes:

- 1 kg de farinha

- 6g de fermento de padeiro

- uma pitada de sal

Primeiro prepara-se o fermento com um pouco de agua morna e farinha desfazendo-os ate se dissolver totalmente na agua. Coloca-se a farinha num alguidar e aos poucos verte-se a agua amassando sempre de modo que nao fique nem seco nem aguado.
Depois de bem amassado deixa-se a repousar por cerca de 2h.

Por fim molda-se de acordo com o formato de pao que queremos obter e leva-se ao forno em forma polvilhada com farinha.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Ola a todos!

A Casa Na Arvore esta de regresso apos umas belas ferias na fantasiosa cidade de Praga! Aqui esta algum vocabulario que aprendemos:

Dobre rano! - Bom dia!

Ahoj! - Ola/Adeus!

Děkuji - Obrigado.

Spatný - Mau

Narodni - Nacional

A cidade 'e denominada commumente por "a Paris do leste" e eu diria que faz jus ao seu nome.
No entanto 'e pena que Paris nao tenha toda a rede de transportes (como o pratico electrico) que Praga possui. A cidade 'e relativamente pequena e facil de nos movimentarmos nela.
Com um bilhete de 5 dias por 500 CZK (1€=35CZK) podemos andar de metro, electrico, autocarro ou funicular por toda a cidade e parte dos arredores.
Em termos de alojamento ha para todos os gostos, desde hostels a hoteis de 5 estrelas. Ficamos bem no centro em Karlovo Namesti sendo possivel uma caminhada ate ao centro.
Nao se iludam pensando que 'e um destino barato, porque nao o 'e. O custo de bens 'e igual ou superior ao de Portugal, Reino Unido ou Franca. Digamos que ha uns anos atras as coisas nao eram bem assim e com o turismo inflacionaram-se os precos.
As pessoas sao relativamente hospitaleiras embora algumas ja estejam claramente fartas de turistas, principalmente as que estao nas lojas.
Para quem aprecia turismo cultural ou urbano ou simplesmente um lugar tirado de um conto de fadas 'e definitivamente um destino a nao perder!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Ferias!!!!!!!!!!

A Casa Na Arvore vai de ferias!!! Voltaremos em breve!

Aproveitem os feriados!


Leiria - vista do rio Lis e o castelo

quinta-feira, 13 de março de 2008

Safari Parque....na Escocia!!!!!!!!!

Pois 'e! Quem diria!? Um parque de leoes, tigres, girafas, rinocerontes, elefantes e tanta outra bicharada ao vivo e a cores (e 'a solta!!!) num parque safari na Escocia!

Chama-se Drummond Safari Park e esta localizado nos arredores de Stirling, a norte de Edimburgo.

'E um grande divertimento para as criancas menores e maiores!

Ha um pouco de tudo! Ursos grandes e castanhos, marsupiais, caes da pradaria... Vimos tambem um espetaculo de focas demonstrando suas proezas acrobaticas.

E no fim dentro do nosso carrinho passamos pelos leoes que estavam a descansar:
Acho que deveria seguir o exemplo destes "fofos" animaizinhos... ihih =)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Lasanha de Carne com Batata

Esta receita foi baseada no blog Rainhas do Lar o qual apresentava esta atractiva lasanha de carne com batata e beringela! O que mais me cativou foi o facto da lasanha ter batata, isto porque prefiro batata 'a massa. Na minha opiniao, fica mais caseiro e recheado de sabor. Tambem alterei, um outro aspecto: utilizei peito de frango cortado aos cubinhos, porque nao aprecio muito carne moida.

Entao a receitinha que eu segui foi a seguinte:

1. Lava-se e fatia-se a beringela na vertical (uma foi suficiente para todo o tabuleiro). Colocam-se as fatias da beringela em agua fria com sal por 30minutos para que todo o amargo saia (ate se pode ver que a agua muda de cor). Apos esse tempo enxugam-se com papel de cozinha e fritam-se em azeite.

2. Entretanto prepara-se a carne que neste caso, fiz um refogado de peitos de frango aos cubos. Acrescenta-se sal, pimenta, louro, alho, salsa. E aqui esta o belo do refogadinho:

3. Prepara-se o molho bechamel com manteiga, farinha e leite. Mexer sempre ate ter a consistencia desejada adicionando mais ou menos leite.

4. Teem-se batatas descascadas que se cortam 'as rodelas para dispor no fundo do pirex. Por cima coloca-se a carne refogada, a seguir as fatias da beringela e mais uma camada de batata. Finalmente por cima coloca-se o molho bechamel e queijo ralado cubrindo bem todo o tabuleiro.

Pode ser acompanhado de salada ou brocolos cozidos:


Fica delicioso, light e abundante!

Creme de Macas Verdes



Esta receita encontrei-a numa revista portuguesa e pareceu-me bastante atractiva pela sua leveza. E nao me enganei! Nao tem muito acucar e esta repleta de vitaminas pelas macas verdes!

Os ingredientes sao os seguintes:


3 macas verdes (Granny Smith)


1 iogurte natural


1/2 pacote de gelatina em po


1 chavena de agua


4 colheres de sopa de acucar


2,5 dl de natas magras


missangas de chocolate q.b.



Em primeiro lugar lavam-se e cortam-se as macas aos pedacinhos com a casca.

Mistura-se o iogurte com o acucar numa taca ate este se dissolver e juntam-se as macas.

Dissolve-se a gelatina na chavena de agua e derrete-se em banho-maria. Adiciona-se ao preparado anterior.

Batem-se as natas ate obter chantilly cremoso e misturam-se tambem ao preparado envolvendo tudo cuidadosamente.

Coloca-se o creme numa taca grande ou em tacinhas individuais e leva-se ao frigorifico para ganhar consistencia.

Serve-se polvilhado de missangas de chocolate.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Manchester United vs. Newcastle

Este sabado o confronto foi entre os vermelhos e os riscados! A minha amiga mexicana K. convidou-me com 2 meses de antecedencia para depois do jogo irmos ver o Cristiano Ronaldo... Nao 'e que tenha admiracao por ele mas, porque ela pediu que se eu o chamasse com o meu sotaque portugues, o rapaz poderia dar mais atencao, aceitei de bom grado. Ate pensei que seria divertido!

No sabado 'a noite a vontade de por o pe na rua era pouca ou nenhuma... mas com um pouco de incentivo la fomos noses.

'As 7.30 em ponto como combinado encontro a minha amiga 'a entrada do estadio junto ao autocarro dos meninos vermelhos. Ai vem o jogador polaco Kuszczak, o Giggs, o Van der Sar e alguns outros... Apos uma hora de espera, nada de C. Ronaldo! Os segurancas fecham o perimetro quando ainda meia duzia de jogadores estavam no autocarro. E pensamos onde esta o "man"? Facto 'e que o menino endinheirado tinha-se pirado de carrinho com algum(a) amigo(a) pelas ruas de Newcastle! E nos 'a espera! Quer dizer, haja paciencia!

Percebo que se fosse em Portugal, talvez tivesse saido pela mesma porta que todos os outros, mas nesta cidade, num pais de hooligans, o craque tenha preferido uma saida discreta, longe de assobios e maldizer...

Fica para a proxima!

A unica foto que tenho foi mesmo esta:
Ahah fico contente de nao ter ido ver o jogo!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Natal RN Brasil - Parte II

Depois de muito penar na areia, finalmente chegamos ao que se pode chamar de porta de saida da praia! Deve dizer-se no entanto que naquela praia o mar tinha um ar selvagem, diferente do de Buzios e Natal...

Que contentes que ficamos por ver casinhas de madeira e tijolo junto ao caminho arenoso! Encontramos um grupo de jovens que por ali andavam e perguntamos se ainda faltava muito para apanhar a estrada! Disseram-nos que nao e perguntaram com muita calma: "Voces vieram da praia com essa motozinha?". Deviam ver as faces deles de espanto ao saber que tinhamos percorrido desde a balsa ate ali pela areia alagada com aquela "motozinha"!

Por fim encontramos a tao desejada estrada de alcatrao! E ai seguimos ate Natal com o sol ja a por-se! Diga-se de passagem que, de facto, se o nosso meio de transporte fosse um jipe, o melhor caminho seria mesmo aquele pela areia, mas nas nossas condicoes a escolha so foi boa pela experiencia aventurada que tivemos para mais tarde recordar... e rir as gargalhadas! ;o)

Uma vez em Natal resolvemos ainda ir visitar o Forte dos Reis Magos! Sim, 'e um monumento em forma de estrela que foi construido adivinhem por quem?.... pelos Portugueses! Exactamente, pelos nossos antepassados!

[E agora so aqui um aparte: eu da-me pena quando vejo os portugueses lamentarem-se do seu pais e como a vida lhes 'e negra (salvo seja)! Portugal continua a ser um pais lindo, inundado de sol que lhe da uma luz fantastica, calor, natureza verde e plantas belissimas, pessoas queridas e acolhedoras! Nao entendo como em geral, os portugueses se queixam por tudo e por nada! 'E certo que nao 'e a oitava maravilha e ha muita coisa que nao funciona por corrupcao de quem o governa! Mas se cada portugues der o seu melhor, ou seja, ter vontade de ser melhor o pais tem de andar para a frente. Para mim Portugal 'e um dos melhores paises para viver em termos de qualidade de vida (sim! qualidade de vida!), por varios motivos: 1. quem la vive nao esta tao susceptivel a depressoes como alguem que viva em Franca ou Suecia, pelos factores climatericos; 2. porque 'e um pais quente as doencas relacionadas ao frio tipo eczema, problemas de pele, respiratorios, osseos, etc nao sao tao frequentes; 3. maior numero de horas de claridade do sol, por ex.: quem mora no Reino Unido sabe que as 4horas da tarde em pleno Dezembro ja esta escuro como o breu, para nao falar que em certos lugares nem 1hora de luz se ve no inverno; 4. o facto de haver mais luz solar proporciona maior nivel de satisfacao, talvez isto explique porque os ingleses ou noruegueses teem uma imagem de serem fechados e dificeis de se lhe arrancar um sorriso no rosto... Por todas estas e tantas mais razoes um portugues nao deveria pensar que esta na cauda da Europa, mas sim num "jardim 'a beira mar plantado". Para mim qualidade de vida sao estas pequenas coisas que se transformam em gigantes. Para quem pensa que o sistema de saude e de educacao do Reino Unido por ex 'e perfeito, desengane-se! Na minha opiniao sao muitas vezes piores que os de Portugal! Coisas simples como pedir uma analise de sangue ou ver um especialista sao quase sempre negados nesse pais! Em termos de educacao as criancas inglesas nao querem saber se Franca faz parte da Europa ou se 'e uma provincia da Australia! Mas bom este seria outro topico de conversacao...].

Voltando ao forte dos Reis Magos, aqui esta ele:
Esta fortaleza foi desenhada em 1597 pelo padre jesuíta Gaspar de Samperes. Como se pode ver na imagem o forte tem a forma de um poligono estrelado, com o ângulo reentrante voltado para o Norte. A sua construccao ficou a cargo de Jeronimo de Albuquerque Maranhao.


Como se pode ver, por dentro este forte tem caracteristicas da construccao tipica portuguesa:

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_dos_Reis_Magos

Foi mandado construir para que as tropas portuguesas pudessem se defender contra piratas franceses que naquela altura procuravar traficar o pau-brasil no nordeste brasileiro. Assim, foram dadas ordens para que se construisse uma fortificacao ao Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, cujo nome era Manuel de Mascarenhas Homem.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Broas Castelares


Estas broas ficaram estilo caseiro! Optimas! E a farinha de milho com amendoa da um sabor especial! =)

Os ingredientes:

  • 500g de batata doce
  • 500g de amendoa picada
  • 400g de acucar
  • 250g de farinha de milho
  • 250g de farinha de trigo
  • 8 ovos
  • raspa de 1 laranja
  • raspa de 1 limao
Preparacao:
  1. Num tacho juntam-se o miolo de amendoa, o acucar e o pure de batata doce (previamente cozida) mexendo sempre ate ferver (simplesmente deixei que ficasse bem quente e os ingredientes bem ligados). Entretanto, misturam-se ambas as farinhas ao preparado mexendo bem ate cozer e se interligarem bem.
  2. De seguida deixa-se arrefecer um pouquinho. 'A parte batem-se os ovos com a raspa dos citrinos e acrescentam-se ao preparado anterior. Mais uma vez mexe-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar por mais um pouco. Verte-se entao a massa para um alguidar e deixa-se a repousar ate arrefecerem completamente.
  3. Numa superficie com farinha moldam-se as broinhas de forma oval e colocam-se num tabuleiro untado com manteiga. Pincelam-se as broas ja no tabuleiro com a gema de ovo. Levam-se a forno previamente bem quente (liguei-o a 250 graus cerca de 15minutos antes) ate dourarem.

Guten Appetit!